Início 9 destaques 9 Morozov chega ao Brasil para debater soberania tecnológica

Últimas notícias

divulgação CGI

Morozov chega ao Brasil para debater soberania tecnológica

divulgação CGI
COMPARTILHAR:

O pensador e pesquisador bielorruso Evgeny Morozov está no Brasil para uma série de eventos de divulgação do seu novo podcast “The Santiago Boys”. Nesta segunda-feira (28), o renomado autor participa de um encontro em São Paulo, promovido pelo Comitê Gestor da Internet, para abordar os desafios atuais colocados pelas Big Techs – da desinformação à IA generativa -, e discorrer sobre a importância da soberania tecnológica em um mundo cada vez mais digital. Ao longo da semana, Morozov também se encontrará, em Brasília, com representantes dos ministérios da Fazenda, Ciência e Tecnologia, e da Secretaria de Comunicação Social para discutir políticas digitais, e realizará um evento no Rio de Janeiro. 

Crítico do poder das big techs e da dependência tecnológica causada por elas, Morozov é autor dos livros ‘To Save Everything, Click Here: The Folly of Technological Solutionism’, ‘The Net Delusion: The Dark Side of Internet Freedom and To Save Everything’ e ‘Big Tech: A ascensão dos dados e a morte da política’. Nessas obras, avalia, entre outros temas, o solucionismo tecnológico – uma ideia de que a tecnologia é capaz de solucionar qualquer problema, seja de natureza social, econômica ou política – e realiza um exame apurado sobre as consequências de não se apostar em uma política democrática, que lida com as causas e não os efeitos.

O autor defende que países conquistem sua soberania digital a partir da construção de infraestruturas tecnológicas próprias para não dependerem cada vez mais das big techs, que capturam os dados dos usuários, tratam esses dados e vendem serviços para os governos. Em entrevista à Folha de S.Paulo, Morozov destaca a importância da regulação dessas plataformas, mas enfatiza que a emancipação só virá com infraestruturas públicas e a criação de alternativas ao sistema imposto atualmente.

Santiago Boys

Em seu recente podcast, disponível em inglês, o pensador narra em nove episódios a história de como um grupo de engenheiros chilenos, na década de 70, desenvolveu um projeto de Internet socialista e pública durante o governo do presidente Salvador Allende, deposto em 1973 por um golpe militar. O projeto, chamado de Cybersyn, buscava construir uma rede digital nacional livre do controle das grandes empresas de tecnologia norte-americanas da época. “É um tributo aos engenheiros utópicos de Allende – eu os chamo de Santiago Boys – que ousaram imaginar um futuro digital muito diferente. Um futuro em que a tecnologia ajuda a democracia, não a arruina”, afirma o bielorruso no primeiro episódio da série.

A produção é fruto de um trabalho de pesquisa e de mais de 200 entrevistas realizadas pelo próprio Morozov nos últimos dois anos. Bem recebido pela imprensa internacional, The Santigo Boys chegou a ser indicado pelo The Guardian e Financial Times, neste último a jornalista Fiona Sturges avaliou: “É revigorante encontrar um [podcast] que não recue diante de ideias complexas e que credite ao seu público inteligência, curiosidade e, acima de tudo, poder de permanência. Como os melhores podcasts, você se sente um pouco mais inteligente por ter ouvido”.

Evgeny Morozov nasceu na, Bielorrússia, em 1984. Estudou Economia e administração de empresas, foi professor visitante da Universidade de Stanford, fellow da New American Foundation e da Georgetown University e colaborador e editor da revista Foreign Policy. É doutor em História da Ciência pela Universidade de Harvard.

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x