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Meta exigirá identificação do uso de IA nos anúncios políticos a partir de 2024

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A partir de 2024, a Meta exigirá que os anunciantes mostrem se usaram Inteligência Artificial (IA) em anúncios relacionados a política, questões sociais ou eleições. A nova medida foi anunciada nesta quarta-feira (8) pela empresa em meio a um crescente receio dos impactos negativos da nova tecnologia em contextos eleitorais.

De acordo com a bigtech, os próprios anunciantes terão que informar se o conteúdo usou IA quando forem subir novos conteúdos pagos nas plataformas da empresa. A partir dessa informação, a Meta colocará avisos de conteúdo sintético nos anúncios veiculados.

Se um anunciante desrespeitar a nova diretriz, sem fornecer as informações de modo adequado, poderá ser punido e ter o anúncio excluído pela plataforma. No entanto, a Meta não trouxe mais detalhes sobre quais serão as punições aplicadas. A corporação também reforçou que pode remover publicações falsas, distorcidas ou sem contexto produzidas tanto de forma automatizada como humana.

Um porta-voz da empresa também afirmou à imprensa internacional que anunciantes relacionados à política e outros setores não poderão utilizar as novas funcionalidades generativas vinculadas à central de anúncios. As ferramentas baseadas em IA foram lançadas em outubro e auxiliam o anunciante na criação de imagens para conteúdos impulsionados.

“À medida que continuamos a testar novas ferramentas de criação de anúncios de IA generativa no Ads Manager, os anunciantes que veiculam campanhas que se qualificam como anúncios de habitação, emprego ou crédito ou questões sociais, eleições ou política, ou relacionadas a saúde, produtos farmacêuticos ou serviços financeiros não possuem permissão para usar esses recursos de IA generativa”, disse a empresa em uma nota enviada a vários veículos jornalísticos internacionais.

A exigência da identificação do uso de IA nos conteúdos impulsionados também foi tomada pelo Google. Em setembro, a bigtech afirmou que anúncios políticos que apresentam conteúdo sintético que representem de forma inautêntica “pessoas ou eventos reais ou de aparência realista” deverão incluir comunicados aos usuários. 

Norte-americanos estão mais preocupados sobre impactos da IA nas eleições

Estes anúncios das plataformas vêm em um momento de crescente temor sobre os impactos negativos das IAs generativas em época de eleições. Em pesquisa publicada nesta semana, a Morning Consult em parceria com a Axios mostrou que os norte-americanos estão cada vez mais preocupados com a entrada generalizada da nova tecnologia no contexto político. 

Entre agosto e outubro deste ano, houve um crescimento de 6% entre aqueles que acreditam que a IA terá um impacto negativo na confiança dos anúncios políticos para as próximas eleições presidenciais nos Estados Unidos, saindo de 35% em agosto para 41% no mês passado. Além disso, 58% dos entrevistados afirmaram que possuem a sensação de que a desinformação espalhada pelas IAs poderá influenciar nos resultados eleitorais de 2024. A pesquisa pode ser lida no site oficial da Morning Consult.A implementação das IAs generativas em anúncios e campanhas políticas já é realidade, pelo menos, desde o primeiro semestre deste ano. Em abril, nos EUA, o Comitê Nacional Republicano produziu um vídeo de 30 segundos com ajuda de IA generativa em resposta ao anúncio oficial da campanha de reeleição do presidente Joe Biden. Na peça, imagens catastróficas foram utilizadas para criar um tom alarmista contra a reeleição do atual presidente.

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