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Meta fecha primeiro acordo de IA com veículo jornalístico

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A Meta anunciou recentemente um acordo de vários anos com a Reuters para utilizar matérias e outros dados do veículo no seu sistema de Inteligência Artificial. Esse é o primeiro acordo de IA da big tech com um veículo jornalístico. Nas últimas semanas, a empresa lançou o assistente virtual com IA. No Brasil, porém, a maioria dos portais de notícias estão permitindo que a Meta e outras empresas grandes do setor, como OpenAI e Perplexity, utilizem os conteúdos para treinamento das tecnologias sem nenhum custo.

Com o acordo, a Meta poderá utilizar o material da Reuters como sugestão de consulta nas respostas concedidas ao usuário pelo chatbot, que pode ser acessado pelas plataformas da bigtech, como Instagram e WhatsApp. Por outro lado, o veículo será recompensado financeiramente por isso.

“Por meio da parceria da Meta com a Reuters, a Meta AI pode responder a perguntas relacionadas a notícias com resumos e links de conteúdo da Reuters”, afirmou a big tech. “Embora a maioria das pessoas use a Meta AI para tarefas criativas, mergulhos profundos em novos tópicos ou assistência de como fazer, essa parceria ajudará a garantir uma experiência mais útil para aqueles que buscam informações sobre eventos atuais.”

Até agora, nenhum acordo – tanto da Meta como de outras empresas do setor – foi fechado com veículos brasileiros. Questionada sobre possíveis parcerias no país, a Meta afirmou que está aprimorando e trabalhando para melhorar os produtos.

Nos últimos meses, em meio a preocupações sobre o uso de dados e conteúdos originais para treinamento de modelos de IA, empresas do setor vêm fechando ou sondando a possibilidade de acordos com os veículos de notícias. A OpenAI, por exemplo, negociou com a Condé Nast, tendo acesso a publicações como Vogue, The New Yorker e Wired. A revista Time e o Le Monde são outros veículos que já assinaram acordos com a OpenAI.

A OpenAI, junto com a Microsoft, também ofereceu 10 milhões de dólares (cerca de 58 milhões de reais) para que veículos jornalísticos norte-americanos testem as ferramentas de Inteligência Artificial no cotidiano da redação. A primeira rodada de financiamento irá para o Newsday, The Minnesota Star Tribune, The Philadelphia Inquirer, Chicago Public Media e The Seattle Times.

Maioria dos veículos brasileiros não bloqueiam uso de dados para IA

Um levantamento realizado pelo Núcleo mostrou que 99% dos sites jornalísticos brasileiros mapeados pelo Atlas da Notícia não bloqueiam o acesso aos rastreadores de dados, responsáveis por coletar informações para o treinamento de IAs, das maiores empresas do mercado, como Google, OpenAI e Anthropic.  Dos 4 mil veículos online, apenas 1,2% apresentam regras de bloqueio para agentes de inteligência artificial, como G1, Folha, Aos Fatos e Zero Hora. 

O bloqueio de acesso aos rastreadores das empresas de IA vem sendo realizado por veículos desde o ano passado. Em fevereiro deste ano, 48% dos portais mais acessados em dez países já haviam impedido o acesso dos rastreadores da OpenAI. The New York Times e BBC, por exemplo, foram alguns dos veículos que aplicaram tal decisão.

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