Início 9 destaques 9 Meta ameaça remoção de conteúdo jornalístico no Canadá e na Califórnia

Últimas notícias

Pexels

jun 2, 2023 | destaques, notícias

Meta ameaça remoção de conteúdo jornalístico no Canadá e na Califórnia

Pexels
COMPARTILHAR:

Como resposta direta às tentativas de regulação das plataformas e obrigação à remuneração do conteúdo jornalístico, a Meta, detentora do Facebook e Instagram, ameaça bloquear notícias tanto na Califórnia, como no Canadá. A tática já foi utilizada na Austrália enquanto era debatido o “media bargaining code”.

O site The Verge publicou que a Meta testará o bloqueio de notícias para alguns canadenses antes da nova lei. Esses testes, de acordo com a empresa, devem afetar até 5% dos usuários, mas, se a “Lei de Notícias Online” do Canadá for aprovada, esse conteúdo será bloqueado de forma permanente.

“Como compartilhamos repetidamente, a Lei de Notícias Online é uma legislação fundamentalmente falha que ignora as realidades de como nossas plataformas funcionam, as preferências das pessoas que as usam e o valor que fornecemos aos editores de notícias”, disse a Meta em comunicado.

As ofensivas também acontecem nos Estados Unidos. De acordo com o Núcleo Jornalismo e Axios, a Meta ameaçou, na quarta-feira (31), retirar links de notícias do Facebook e Instagram na Califórnia se os legisladores estaduais avançassem com um projeto de lei que obriga a remuneração.

A Lei de Preservação do Jornalismo da Califórnia (California Journalism Preservation Act) exigiria que as big techs pagassem um imposto ao estado baseado nas suas receitas de publicidade que seria alocado para redações na Califórnia.

“Se a Lei de Preservação do Jornalismo for aprovada, seremos forçados a remover as notícias do Facebook e do Instagram, em vez de pagar a um fundo secreto que beneficia principalmente grandes empresas de mídia de fora do estado sob o pretexto de ajudar os editores da Califórnia”, disse Meta em resposta à Axios.

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x