Início 9 Notícias 9 Livro analisa impactos das ´big techs´ no jornalismo

Últimas notícias

out 24, 2021 | Notícias

Livro analisa impactos das ´big techs´ no jornalismo

COMPARTILHAR:

Para quem busca uma análise profunda sobre desinformação, big techs e jornalismo hoje, a dica é o livro Tech Giants, Artificial Intelligence, and the Future of Journalism (Routledge Research in Journalism Book 26) (English Edition), que pode ser baixado de graça no Kindle neste endereço.

Este livro foi escrito por Jason Whittaker, que é Diretor da Escola de Inglês e Jornalismo da Universidade de Lincoln. Ele trabalhou durante quinze anos como jornalista de tecnologia em revistas e na mídia digital, mais recentemente como coeditor da coleção online “Journalism in Africa” (2013) e como autor de Magazine Production (2016).

Detalhadamente, Whittaker examina o impacto das “cinco grandes” empresas de tecnologia – Apple, Alphabet/Google, Amazon, Facebook e Microsoft – sobre o jornalismo e as indústrias de mídia. Ele analisa o papel atual dos algoritmos e da inteligência artificial na curadoria e na forma como consumimos a mídia e sua crescente influência na produção das notícias.

Explorando as mudanças que a indústria de tecnologia e automação fizeram na última década na produção, distribuição e consumo de notícias globalmente, o livro mostra o caminho do jornalismo desde sua produção e através dos ecossistemas de mídia dos gigantes tecnológicos da internet – e o que disso resulta em desinformação e produção de notícias falsas na era pós-verdade.

Este livro deve ser obrigatório para estudantes e pesquisadores que trabalham na área de mídia digital, com estudos de jornalismo ou estudos de mídia em geral. Mas também será útil para quem procura estudos de caso minunciosos sobre o papel desempenhado por gigantes da tecnologia, como Facebook e Google, nos escândalos de notícias falsas, ou o papel de Jeff Bezos na transformação do jornal The Washington Post.

A versão aberta deste livro, disponível em https://doi.org/10.4324/9781351013758, foi disponibilizada sob uma licença Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivatives 4.0. Por enquanto só existe a versão em inglês, portando, vale afinar o vocabulário da terra da Rainha e entender melhor como o processo jornalístico é manipulado atualmente.

colaboração de Ricardo Ruiz, pesquisador do Instituto Procomum 

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x