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fev 15, 2024 | Destaques, Notícias

Instagram vai parar de recomendar conteúdo político

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A Meta divulgou  que vai restringir mais o acesso à conteúdo político. A empresa vai tirar a recomendação deles do Instagram e do Threads e, em breve, do Facebook. Dessa forma, os usuários não receberão mais sugestões desses conteúdos nas seções Explorar, Reels, Recomendações no Feed e Usuários Sugeridos.

Apesar de restringir as recomendações, a big tech destacou que os usuários terão o controle sobre isso e poderão voltar ao padrão anterior e escolher ver as sugestões políticas nas suas redes. Além disso, essa mudança não atinge os conteúdos publicados por quem o usuário já segue, ela se restringe a recomendações de conteúdos políticos externos. 

“Nosso objetivo é preservar a capacidade das pessoas de escolherem interagir com conteúdo político, respeitando o interesse de cada pessoa por ele”, disse o chefe do Instagram, Adam Mosseri, ao falar das mudanças no Threads.

A mudança veio depois de a empresa comunicar que estava mudando a abordagem sobre conteúdos políticos para “evitar fazer recomendações que possam ser sobre política ou questões políticas, em conformidade com a nossa abordagem de não recomendar determinados tipos de conteúdo a quem não deseja vê-lo”. De acordo com a Meta, as pessoas disseram que querem ver menos conteúdo político. 

Além de possíveis pesquisas internas, a mudança acontece em um ano em que o mundo passa por um megaciclo de eleições e as plataformas são cobradas a agirem contra a desinformação a fim de garantir a integridade eleitoral. No comunicado do começo do mês, a Meta disse que deixou de classificar o conteúdo político no feed do Facebook com base em sinais de engajamento. “Descobrimos que eles não são indicadores confiáveis de que o conteúdo é valioso para alguém”, disse a empresa.

O que é um conteúdo político para a Meta?

De acordo com o comunicado da Meta, um conteúdo político pode ser considerado relacionado a assuntos como leis, eleições ou tópicos sociais. Na regra sobre anúncios, a empresa diz que pode ser uma publicação feita em nome de ou sobre um candidato a um cargo público, um conteúdo sobre eleições, referendos e iniciativas de votação, e sobre temas sociais.

Para a empresa, temas sociais “são tópicos sensíveis muito discutidos, que podem influenciar o resultado de uma eleição ou gerar/relacionar-se a um projeto de lei ou a uma legislação”. Isso pode se relacionar com a defesa de tópicos como saúde e direitos civis e sociais. 
Com a pouca definição do que pode ser considerado ou não político para a empresa, a restrição de recomendação deve atingir prioritariamente conteúdos de políticos e de campanha eleitoral. Para saber se a sua conta profissional também será restrita, o usuário poderá acessar o Status da Conta para checar se está classificado como tópicos políticos e sociais.

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