Início 9 Destaques 9 Instituto mapeia 83 iniciativas de educação midiática no país

Últimas notícias

@thiagoilustrado

out 22, 2024 | Destaques, Notícias

Instituto mapeia 83 iniciativas de educação midiática no país

@thiagoilustrado
COMPARTILHAR:

Com o intuito de promover uma visão abrangente e detalhada do panorama da educação midiática no país, o Instituto de Referência em Internet e Sociedade (IRIS) lançou neste mês um monitoramento de iniciativas ao redor do Brasil. A partir da metodologia empregada, o “ConectAí: Educação e Segurança como trend” mapeou 83 projetos organizados por 66 instituições.

“Um mapeamento como esse é fundamental em um país com a extensão e diversidade do Brasil, pois permite identificar e visibilizar as iniciativas de Educação Midiática que estão espalhadas por diferentes regiões, muitas vezes atuando de forma isolada. Ao reunir essas ações em um só lugar, o mapeamento facilita o acesso de educadores, pesquisadores e do público em geral a práticas que podem ser replicadas, adaptadas e ampliadas para outros contextos”, comentam Glenda Dantas e Júlia Caldeira, pesquisadoras do IRIS e autoras da pesquisa..

Dos 83 projetos, 48 são da região sudeste e 28 deles do estado de São Paulo. As pesquisadoras responsáveis destacam que umas das principais lacunas encontradas na pesquisa foi o baixo número de iniciativas das regiões Norte e Centro-Oeste, o que, elas pontuam, pode estar atrelado à limitações da pesquisa. O mapeamento foi realizado a partir de três métodos: busca exploratória pelo Google,  técnica de amostragem bola de neve e busca em materiais de apoio. Assim, iniciativas que não apresentam páginas na web não foram selecionadas.

“Por outro lado, a indisponibilidade desse tipo de informação ou o difícil acesso também podem estar atrelados a fatores como baixos recursos financeiros e/ou dificuldades de engajamento nas redes, cenário que prejudica a popularização dessas iniciativas”, complementam. Ao todo, foram mapeados quatro projetos na região Norte e dois na região Centro-Oeste.

Mapeamento de iniciativas por região

O mapeamento também apresenta uma visão mais ampla sobre educação midiática. Apesar de a maior parte deles ter como público-alvo a comunidade escolar, foram evidenciados projetos para o público 60+ e para grupos vulnerabilizados. Além disso, também destaca-se uma gama maior de conteúdos abordados. Há iniciativas com foco em “Desinformação, Cultura Digital, Acesso à Informação”, “Jornalismo, Educação, Acesso à informação, Produção de Mídia” e “Aprendizado interdisciplinar mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação”, por exemplo.

Outro achado da pesquisa é em relação ao tempo. Foram mapeadas iniciativas desde o início dos anos 2000, com foco especial à produção de conteúdo, liberdade de expressão, cidadania digital e cuidados digitais. No entanto, o número de projetos cresce exponencialmente a partir de 2018 e, em 2020, cresce o número de iniciativas com foco no combate à desinformação.

Quantidade de projetos mapeados por ano

O mapeamento faz parte do projeto “ConectaAÍ: educação e segurança como trend”, financiado pelo TikTok e que tem, entre os objetivos, o propósito de realizar atividades de capacitação para apropriação tecnológica com alunos e professores de escolas pública de Belo Horizonte, cidade-sede do IRIS. A pesquisa, portanto, também se caracterizou como uma forma de preparação para a capacitação a partir de outros projetos já existentes.

“O mapeamento se propõe a ser um meio de fortalecimento de redes, divulgação de iniciativas e promoção da diversidade no campo. Para as ações do IRIS, ele se torna uma referência e um repositório, possibilitando um acesso facilitado à organizações que atuam na área, de forma que as iniciativas mapeadas se tornam referências em conteúdo e abordagens. Assim, nos inspiramos em outras ações, promovendo práticas que se baseiam umas nas outras, ao invés de se repetirem”, destacam as pesquisadoras. 

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x