COMPARTILHAR:

Mais de 50 milhões de chamadas telefônicas utilizando vozes criadas por meio de Inteligência Artificial já foram realizadas nas eleições da Índia, segundo publicou a Wired. A prática está sendo impulsionada pelos próprios candidatos de diferentes espectros ideológicos que buscam se comunicar com os eleitores em diferentes idiomas e dialetos locais. 

Fontes ouvidas pelo site afirmam que o número tende a aumentar nas próximas semanas, quando o país entra na reta final das eleições, que se encerram no dia 1 de junho. As ligações de voz geradas com ajuda de IA foram banidas recentemente nos Estados Unidos após eleitores do estado de New Hampshire receberem chamadas falsas com a voz do presidente Joe Biden.

A matéria da Wired reforça o nível de profissionalização da criação de deepfakes e do uso de IA na corrida eleitoral indiana, como mostrou no mês passado o The New York Times. No país, empresas e estúdios estão lucrando com a produção de conteúdo sintético, muitas vezes comissionado pelos próprios candidatos.

Com informações da Wired.

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x