COMPARTILHAR:

O órgão regulador de concorrência da França multou o Google em 250 milhões de euros (algo em torno de 1,36 bilhão de reais) por ter utilizado conteúdos online da imprensa para treinar o Gemini, seu chatbot de Inteligência Artificial. 

O órgão francês alegou que a bigtech norte-americana descumpriu um acordo assumido em junho de 2022 que estabelecia o respeito aos direitos autorais, além de não ter “negociado de boa-fé” com as editoras para a remuneração do conteúdo.

O Google respondeu que a multa é desproporcional e “não leva suficientemente em conta os esforços que fizemos para responder e resolver as preocupações levantadas”. 

Enquanto isso, a OpenAI anunciou nesta semana que fechou uma parceria com os jornais Le Monde, da França, e com o grupo espanhol Prisa Media, proprietária do El País, para utilizar os artigos dos veículos no treinamento dos seus sistemas de Inteligência Artificial.

O acordo é parecido com os que a empresa de IA está fazendo nos Estados Unidos, fornecendo às redações a possibilidade de utilizar as tecnologias e funcionalidades da empresa e dando os devidos créditos nos resultados fornecidos pelas IAs.

Com informação do O Globo e do Núcleo.

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x