A Sala de Vidro (The Glassroom) é uma exposição imersiva, provocadora do pensamento, reflexão e aprendizagem sobre as tecnologias digitais. Explora a desinformação em todas as suas formas, e ajuda você a observar como as mídias sociais e a web mudaram a maneira como lemos as informações e como reagimos a elas. A Sala de Vidro viajou de Berlim à Nova Iorque, Londres à São Francisco, entre 2016 e 2019.
Com questionamentos como “O que acontece quando confiamos cada vez mais nas mídias sociais como fonte de quase todas as nossas informações?”, “Como sabemos se uma imagem ou um tweet é verdadeiro?” ou “O que fazer quando não termos certeza?”, cada Sala de Vidro foi projetada para parecer uma elegante loja de tecnologia, mas sem nada à venda. No lugar de produtos, os objetos em exposição exploravam dados, privacidade, desinformação e nossa relação com as tecnologias e plataformas que se tornaram tão comuns em nossa vida cotidiana.
A Sala de Vidro ainda está em turnê pelo mundo, com exposições a serem realizadas na Holanda em 2021 e na Austrália em 2022.
Faça sua Glassroom
Uma necessidade crescente de levar ao público o conhecimento sobre os perigos da tecnologia e da desinformação resultou na Glass Room Community Edition – uma exposição faça-você-mesma traduzida para mais de 15 idiomas. Possui uma versão online e uma outra versão, reduzida, portátil e adaptável. Elae pode ser instalada em diferentes espaços, desde espaços comunitários, bibliotecas e escolas, até conferências, centros tecnológicos e estações de metrô. Se você quiser montar uma sala de vidro em sua cidade, envie um email para [email protected] e peça seu kit em português. E junte-se à discussão global sobre desinformação, privacidade de dados e os impactos das tecnologias digitais na sociedade.
Data Detox Kit
Para além de apresentar os problemas, a Glassroom propões diferentes soluções. Uma delas é o Data Detox Kit. Com ele, você pode aumentar sua privacidade, segurança e bem-estar digital para sentir-se melhor.
Nele você vai encontrar dicas para desintoxicar seus dados enquanto eleitor. Afinal, quanto mais as campanhas políticas sabem sobre você, mais elas conseguem te influenciar – recrutando você como voluntária, encorajando-lhe a doar ou mudar seu voto, falsificando fatos que te assustem ou fazendo você ir votar ou não.
Existe ainda um livro de atividades para ajudar os jovens a controlar seus dispositivos tecnológicos. Este kit interativo incentiva-os a pensar em diferentes aspectos de suas vidas digitais, desde os perfis de redes social até perigos da desinformação, com atividades simples para reflexão e diversão.
Por fim, não deixe de conferir as dicas para enganar seu smartphone, e descubra quem está segurando vela no seu namoro com alguns cuidados que você pode tomar para compartilhar menos e não se apaixonar por perfis falsos quando estiver à procura de um romance!
Edição desinformação online
Existe também a versão online e interativa, em inglês, que apresenta uma série de animações, visualizações e aplicativos que podem ser experimentados no seu computador ou no celular. Nela, você pode dar um mergulho no mundo das falsificações profundas, desinformações estratégicas, em como você é enganada e muito mais.
Texto de Ricardo Ruiz, pesquisador do Instituto Procomum