Início 9 notícias 9 *desinformante apresenta “Conversas sobre desinformação”

Últimas notícias

divulgação

nov 4, 2021 | notícias

*desinformante apresenta “Conversas sobre desinformação”

divulgação
COMPARTILHAR:

Durante seis noites vamos receber convidados e convidadas de diversas áreas para conversas abertas sobre jornalismo, desinformação e seus impactos nos direitos humanos, nas questões socioambientais, na democracia e em nossas vidas. Vamos conversar também sobre as saídas possíveis para este problema do nosso tempo.

As conversas sobre desinformação serão transmitidas ao vivo pelo instagram @desinformantebr. Confira abaixo a programação do evento e faça a sua inscrição de forma gratuita:

Conversas sobre desinformação – GRATUITO*

26/10 (terça), às 19h – O recado do Nobel e a importância do jornalismo no combate à desinformação.
No centro da conversa, Cristina Tardáguila, diretora sênior de programas do International Center for Journalists (ICFJ) e fundadora da Agência Lupa. Na bancada, João Brant e Liz Nóbrega.

Cristina Tardáguila é também autora de três livros pela editora Intrínseca: “A Arte do Descaso”, “Você foi enganado” e “Tempestade Perfeita”. Como repórter e/ou editora, trabalhou na Folha de S.Paulo, revista Piauí e O Globo. Entre 2020 e 2021, coordenou a aliança #CoronaVirusFacts, o maior projeto colaborativo de checagem do mundo.

 

27/10 (quarta), às 19h – Manaus no epicentro da pandemia e a cobertura socioambiental no Norte do Brasil
No centro da conversa, Kátia Brasil, fundadora da agência Amazônia Real. Na bancada, Ana d´Angelo e Mathias Felipe.

Fundou, em 2013, a agência de jornalismo independente Amazônia Real, com sede em Manaus. A Amazônia Real é reconhecida internacionalmente pela inovação no jornalismo brasileiro empreendedor e investigativo. Kátia recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo Região Norte em 1991, entre outros, por coberturas socioambientais.

 

28/10 (quinta), às 19h – É tudo mentira? Quanta verdade somos capazes de compartilhar?
Com Francisco Bosco, ensaísta e doutor em Teoria da Literatura pela UFRJ. Na bancada: Nina Santos e João Brant.

Francisco Bosco é também autor de diversos livros, entre eles “A vítima tem sempre razão? Lutas identitárias e o novo espaço público brasileiro”.

 

03/11(quarta), às 19h – Notícias falsas geram problemas reais. Como fomos parar aqui e como sair dessa barafunda? Com Leonardo Sakamoto, jornalista e doutor em Ciência Política pela USP.  Na bancada: Lucas Vilalta (Instituto Vladimir Herzog) e João Brant

Leonardo Sakamoto é também professor de Jornalismo na PUC-SP e diretor da ONG Repórter Brasil, foi conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e pesquisador visitante na New School, em Nova York. É colunista do portal UOL.

 

04/11 (quinta), às 19h – Como o racismo produz desinformação e legitima desigualdades?
Com Sheila de Carvalho, advogada de Direitos Humanos e membro da Coalização Negra por Direitos, no centro da conversa. Na bancada, Instituto Procomum e João Brant

Sheila de Carvalho é também coordenadora de Direitos Humanos do Instituto Ethos e coordenadora do Núcleo de Violência Institucional da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP, além de fellow do Programa de Afrodescendentes das Nações Unidas (ONU), tendo sido eleita pela ONU uma das pessoas negras mais influentes do mundo em 2020 (MIPAD Award 2020).

 

5/11 (sexta), às 17h – Impactos das fake news e discursos de ódio nas democracias e modos de vida das minorias. No centro da conversa, Jean Wyllys, doutorando em Ciências Políticas na Universidade de Barcelona, pesquisador da Open Society Foundation e professor-visitante no Afro-Latin American Research Institute do Hutchins Center da Harvard University, nos EUA.  Na bancada, Nina Santos e Ana d´Angelo.

Jean Wyllys é também autor de cinco livros, sendo o mais recente “O que será” (2019, Objetiva). Ativista de Direitos Humanos com prestígio internacional, em especial na área dos diretos das pessoas LGBTQ, Jean Wyllys exerceu dois mandatos consecutivos como deputado federal.

 

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x