Os planos do Google de modificar a cara do resultado de pesquisas, apostando cada vez mais em sugestões geradas por Inteligência Artificial ao invés dos tradicionais links recomendados, estão preocupando editores de notícias. De acordo com uma matéria da CNN, representantes dos veículos jornalísticos estão com receio dessa prática, focada na experiência do usuário, diminuir ainda mais o tráfego para os sites, que já vem caindo nos últimos anos.
“O pouco tráfego que recebemos hoje diminuirá ainda mais, e com um mecanismo de busca dominante que está consolidando seu poder de mercado, mais uma vez temos que aderir aos seus termos. Desta vez com um produto que compete diretamente com o nosso conteúdo, usando o nosso conteúdo para alimentá-lo. Esta é uma reviravolta perversa na ‘inovação’”, disse Danielle Coffey, executiva-chefe da News/Media Alliance.
O relacionamento entre os editores de notícias e as empresas de tecnologia vem instável nos últimos meses. Acordos entre empresas de mídia e as bigtech já estão sendo realizados para o uso de conteúdo original dos veículos no treinamento dos sistemas inteligentes. Apesar disso, alguns jornais já entraram com processos contra a OpenAI, por exemplo, ou bloquearam os mecanismos que rastreiam e coletam informações dessas corporações de IA.
Com informações da CNN.