O *desinformante começa sua atuação ao lado de parceiros fundamentais para a construção deste lugar de conhecimento e debate plural sobre a desinformação. Os impactos da informação falsa ou enganosa nos diversos setores da sociedade são visíveis. Caberá a todos e a cada um dos interessados e afetados por este problema uma reação conjunta no sentido de aprofundar o diagnóstico destes impactos e promover condições para o debate sobre soluções estruturais.
Para tanto, começamos nossa parceria na área de Direitos Humanos com o Instituto Vladimir Herzog, organização criada em 2009 para para celebrar a vida e o legado de Vladimir Herzog na defesa dos valores da Democracia, dos Direitos Humanos e da Liberdade de Expressão. Suas ações se organizam em três grandes frentes: Educação em Direitos Humanos; Jornalismo e Liberdade de Expressão; Memória, Verdade e Justiça; nas quais atuam de forma transversal com as temáticas de gênero, raça e meio ambiente. “Vivemos um período de retrocessos nos direitos humanos. A desinformação é um problema central, especialmente quando usada por agentes do Estado. É imperativo atuar no combate à desinformação para construir uma cultura de valorização e respeito aos direitos humanos”, afirma Giuliano Galli, Coordenador da Área de Jornalismo e Liberdade de Expressão do IVH.
Organização com ampla atuação no desenvolvimento de metodologias para fortalecimento da inovação social e democrática, Instituto Procomum se soma à iniciativa *desinformante trazendo possibilidades utópicas e reais de reimaginação da internet como um lugar livre e acessível a todos. “Nosso trabalho vai ser promover, dialogar e fazer junto de quem já realiza outras pedagogias e práticas focadas numa internet do comum, que fortalece o livre circular do conhecimento e nos potencializa, encorajando uma interação democrática e coexistente, facilitada por uma infraestrutura que trabalhe a favor da justiça social”, diz Georgia Nicolau, diretora Institucional e de Parcerias do Procomum.
Organizações reconhecidas em suas áreas de atuação, Instituto Vladimir Herzog e Procomum irão trabalhar ao lado do *desinformante na produção e sistematização de conteúdo em seus respectivos campos de trabalho, conformando uma rede atenta e colaborativa de coleta de dados e produção de informações e horizontes sobre os impactos da desinformação no Brasil.
Ao lado destes dois parceiros, pretendemos oferecer uma arena comum para o debate sobre soluções estruturais, trazendo pontos de vista diversos e reunindo informações sobre o tema em um local que possa se tornar uma referência para os públicos interessados no assunto.
Acompanhem nossa produção coletiva com o Instituto Vladimir Herzog e Procomum por aqui e no instagram:
IVH – @vladimirherzog
Procomum – @procomum
*desinformante – @desinformantebr