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Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

maio 28, 2024 | Destaques, Notícias

Iniciativas contra desinformação sobre o Sul buscam driblar o caos informacional  

Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
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O jornalismo local e nacional está trabalhando incansavelmente para dar conta de narrar o que está acontecendo no Rio Grande do Sul, mas com as fake news circulando cada vez mais nas redes sociais, outras iniciativas de comunicação/informação/monitoramento se tornaram urgentes para dar conta de preservar íntegra a informação sobre a tragédia climática.

Do ponto de vista da informação confiável, esta é uma situação que se assemelha aos ataques nas escolas, pandemia da Covid-19 e campanhas eleitorais, todas situações-limite em que a profusão de informações falsas, desencontradas, descontextualizadas provocam danos reais às pessoas e atrapalham a reação necessária das instituições públicas.

Junto a isso, a confiança dos brasileiros em relação a notícias vem caindo sistematicamente, como aponta o Digital News Report 2023. Na última edição da pesquisa, 43% dos brasileiros disseram confiar no jornalismo tradicional, o mais baixo percentual registrado pelo estudo do Instituto Reuters com a Universidade de Oxford.

Enquanto isso, o consumo de notícias via redes sociais tem aumentado. Estudo do Aláfia Lab aponta para o uso majoritário das redes sociais pelos brasileiros para buscar informações online. Segundo a pesquisa, 94% dos entrevistados disseram usar plataformas digitais para buscar notícias. Os jornais e revistas impressos são os veículos menos consumidos, com 25% e 23% respectivamente..

Como lidar, então, com a pouca credibilidade nas notícias, com o protagonismo das redes sociais como fonte de informação primária e com a ausência de uma regulação digital que preserve a informação que circula nas plataformas?

Este é o enigma do nosso tempo. Abaixo listamos algumas iniciativas que estão surgindo para tentar chegar informação confiável às pessoas atingidas pela tragédia ao mesmo tempo em que buscam combater o caos informacional que tomou conta das redes sociais:

# RS Verifica – a iniciativa da AFonte Jornalismo de Dados e da Unisinos busca disseminar conteúdo verificado nas mídias sociais e em grupos de moradores, via WhatsApp, além de fornecer material para livre reprodução por influenciadores. O Verifica RS tem perfis no Instagram e no TikTok e conta com cerca de 60 voluntários para fazer chegar a informação confiável em grupos de WhatsApp de moradores do Rio Grande do Sul. O conteúdo é checado pelas agências especializadas, mas o esforço de disseminação dessas informações é o grande pulo do gato da iniciativa.

# DesinfoClima e Denuncia Fake News – As iniciativas do Sleeping Giants Brasil visam combater o lucro com desinformação climática e ambiental e realizar denúncias em massa de perfis e contas que disseminam este tipo de desinformação via grupo no WhatsApp. Por outro lado, listam empresas doadoras para o RS estimulando a corrente solidária e outras empresas a também fazerem doações.

#MentiraTemPreço – Através de perfis nas redes sociais, a iniciativa traz conteúdos sobre o modus operandi da desinformação climática, do negacionismo ambiental e sobre o próprio modelo de negócios das plataformas digitais, que lucra com as mentiras a respeito da tragédia climática

# Manual de comunicação sobre a tragédia do RS – Iniciativa da Quid com sugestões e abordagens para auxiliar o campo progressista a tratar a tragédia do RS. Entre as recomendações, dicas de silêncio estratégico para conteúdos negacionistas ou posts mentirosos (parar de dar palco para personalidades contumazes da desinformação) e fazer as denúncias nas próprias redes sociais.

# Monitoramentos Democracia em Xeque – O Instituto realiza pesquisas e monitoramentos que servem de base para incidir no debate climático e na defesa do meio ambiente. O DX tem, por exemplo, relatórios que apontam como está a agenda ambiental nas redes sociais. Acompanha determinados perfis relacionados à pauta.

#NetLab-UFRJ – O laboratório da UFRJ tem realizado pesquisas sobre os anúncios fraudulentos e desinformativos que as redes sociais estão permitindo, relativos à crise ambiental no Sul. A pesquisa identificou 381 anúncios fraudulentos e 51 anúncios com desinformação sobre o tema circulando nas plataformas da Meta.

#Checagens de fatos Agência Lupa e Aos Fatos – A Agência Lupa reuniu em uma página, com atualização em tempo real,  todo o conteúdo relativo as enchentes do RS já verificado. São dezenas de links e você pode conferir aqui.  Aos Fatos, além da checagem, tem produzido conteúdos de serviço com orientações sobre como doar sem cair em golpes, por exemplo. Pelo WhatsApp é possível receber as checagens da agência e também tem uma página que centraliza todas as verificações relacionadas ao Sul aqui.

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