“As postagens com mais visualizações e engajamento apelam para o lugar comum do Tik Tok como plataforma das dancinhas e voltada ao público jovem”. Este é um trecho do relatório do Instituto Democracia em Xeque com o Grupo de Pesquisa em Política, Opinião Pública e Comunicação (Gruppocom) sobre o uso da plataforma nas eleições municipais de Fortaleza. Ela é uma das capitais mapeadas no projeto ‘hubs regionais’ realizado pelo Instituto, que busca identificar a circulação de conteúdos prejudiciais à integridade eleitoral no TikTok, além de observar como as candidaturas utilizam a rede social nas eleições municipais de 2024.
Em Fortaleza, as organizações mapearam, de 16 de agosto a 4 de setembro de 2024, 144 publicações realizadas por 6 candidatos e analisaram as 100 publicações com mais visualizações. Das 10 publicações com mais visualizações no período, 7 pertencem a André Fernandes (PL), que está empatado em segundo lugar na pesquisa mais recente com 21% das intenções de voto. No período, ele teve pouco mais de 18 milhões de visualizações, que corresponde a 85% do total de visualizações para Fortaleza.
Quase todas postagens mais visualizadas de André Fernandes mostram o candidato dançando e cantando jingles de campanha, destacando-se não apenas em Fortaleza, mas no Brasil todo. “Ele é o perfil oficial de candidato com mais visualizações no período, ultrapassando Tabata Amaral e Eduardo Paes. Com mais visualizações que André Fernandes, encontra-se apenas um perfil paralelo de Pablo Marçal (SP)”, coloca o relatório. Nos comentários de seus vídeos é possível ver o apoio de seguidores de outros municípios.
Os outros três vídeos entre os 10 mais vistos no período em Fortaleza são do atual prefeito José Sarto (PDT), que está em 4º lugar com 18% das intenções de voto. Ele obteve cerca de 3 milhões (13% do total de visualizações). “Todos esses três vídeos possuem uma abordagem humorística, em que o candidato usa um óculos dourado espelhado, com um performance que remete à irreverência e jovialidade”, pontua o estudo. Sarto está entre os dez perfis oficiais de campanha com mais visualizações no Tik Tok no Brasil, acima de Guilherme Boulos e Datena, candidatos de São Paulo.
O primeiro colocado nas pesquisas em Fortaleza, no entanto, possui uma presença bem mais tímida no TikTok e com uma postura diferente. O Capitão Wagner (União Brasil) teve pouco mais de 118 mil visualizações e seus posts se caracterizam por cortes de debates e inserções a públicos direcionados.
Já no Rio de Janeiro, o primeiro lugar nas pesquisas, o atual prefeito Eduardo Paes (PSD) é também o primeiro colocado no número de visualizações no TikTok. Dos 10 vídeos mais assistidos, 9 são dele. “Seus vídeos no TikTok mostram as melhorias públicas realizadas durante o atual mandato e as agendas de campanha com moradores de bairros periféricos. A abordagem do conteúdo é descontraída, com o uso de músicas que estão em alta e um tom bem-humorado”, destaca o relatório feito em parceria com o Laboratório do Núcleo de Tecnologia e Comunicação da PUC-Rio (NuTec Lab).
São Paulo
Em São Paulo, a dinâmica é diferente. A cidade passa por eleições apertadas em que os três primeiros candidatos – Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB) – estão muito próximos nas pesquisas eleitorais e intercalam as posições dependendo do instituto de pesquisa. No entanto, essa disputa acirrada não é reproduzida no TikTok, em que Marçal lidera de forma disparada o número de visualizações, mesmo após ter suas contas oficiais bloqueadas pela justiça e ter criado novas.
Além das visualizações no seu perfil oficial, Pablo Marçal acumula engajamento em perfis paralelos, os canais de “cortes do Marçal”, prática que levou à suspensão de suas primeiras contas. Isso porque o candidato monetizava e criava competições entre seguidores para o compartilhamento de seus vídeos, o que é proibido pela legislação eleitoral. Apesar disso, os canais foram destaque no período analisado pelo Instituto Democracia em Xeque e o Observatório de Extrema Direita (UFABC). Foram mapeados 11 perfis de cortes que publicaram 62,7% dos vídeos divulgados no período (em São Paulo foram analisados 35 perfis envolvendo candidatos, influenciadores, veículos de comunicação e os “de cortes”).
“Os canais de perfis paralelos que divulgam cortes nas redes sociais foram destaque nesta semana, com grande quantidade de vídeos de edições de cenas de participações de Marçal no debate, em sabatinas e entrevistas. Utilizando de ironia, estratégia comum nas redes, esses perfis, por vezes, se apresentam como canal de “cortes do Marçal”, como uma forma de confrontar a Justiça Eleitoral e tentar consolidar o discurso antissistema”, explica o relatório.
Outra conclusão da pesquisa é em relação aos conteúdos publicados. Os pesquisadores destacaram que os ataques a adversários ainda são maioria nas publicações do TikTok e que o debate na rede é marcado pela falta de propostas. “Entre os vídeos analisados, aqueles classificados como feitos para apresentar propostas são minoria (um entre os 100 mais visualizados), evidenciando a baixa qualidade dos debates nas redes sociais”, pontua.
O relatório também mapeia os possíveis ataques à integridade eleitoral, mas no período não foram identificados conteúdos que a questionem de forma direta. Contudo, os pesquisadores identificaram nos comentários narrativas com insinuação de fraude às urnas caso o candidato Pablo Marçal não seja eleito no 1º turno.
Cuiabá e Curitiba
A primeira rodada de relatórios divulgados pelo Democracia em Xeque também abarca as pesquisas realizadas nas cidades de Curitiba e Cuiabá em parceria com o Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Democracia Digital e o Midiáticus – Grupo de Pesquisa em Mídia Política e Democracia (UFMT), respectivamente.
Em Cuiabá, os partidos de direita e extrema direita dominam as visualizações no TikTok. O PL, cujo candidato é Abílio Brunini, alcança o dobro de visualizações do União Brasil, partido que Eduardo Botelho concorre. Botelho atualmente está em primeiro lugar nas pesquisas, seguido de Brunini. Já em Curitiba, Cristina Greaml (PMB) é a candidata que tem maior expressividade no TikTok – com os 5 vídeos mais vistos no período de análise -, mas possui apenas 6% das intenções de votos.