O Conselho de Supervisão da Meta (Oversight Board) anunciou na terça-feira (14) mudança no seu estatuto para garantir mais velocidade na revisão dos casos. A ideia é garantir a revisão de casos em 48h, com a possibilidade de alguns chegarem a 30 dias. Atualmente as revisões podem levar até 90 dias.
De acordo com o anúncio, essa é uma forma de ampliar o impacto do trabalho realizado. “Aumentar o número de decisões que produzimos e a velocidade com que o fazemos nos permitirá enfrentar mais dos grandes desafios da moderação de conteúdo e responder mais rapidamente em situações com consequências urgentes no mundo real”, destaca.
Para garantir a velocidade, o conselho irá levar em consideração comentários públicos e as decisões serão “tomadas com base nas informações disponíveis no momento da deliberação”. As decisões sumárias serão aprovadas por um painel de membros da diretoria e não pela diretoria completa.
“Acreditamos que esses casos trazem lições importantes e podem ajudar a Meta a evitar cometer os mesmos erros no futuro. Como tal, nosso Comitê de Seleção de Casos selecionará alguns desses casos para serem analisados como decisões sumárias. Essas decisões incluirão informações sobre o erro original do Meta, que podem ser úteis para pesquisadores e grupos da sociedade civil”, indica o comunicado.
O Oversight Board é um órgão independente que toma decisões de moderação de conteúdo que definem precedentes nas plataformas de mídia social Facebook e Instagram. Desde sua criação publicou 35 decisões de casos que incluem questões desde a invasão da Ucrânia pela Rússia até os direitos LGBTQIA+. De acordo com o conselho, foram 186 recomendações à Meta.