Início 9 notícias 9 Como as informações falsas impactam os direitos sociais ?

Últimas notícias

Cottonbro do Pexels

out 15, 2021 | notícias

Como as informações falsas impactam os direitos sociais ?

Cottonbro do Pexels
COMPARTILHAR:

A penúltima mesa do ciclo de debates “Desinformação, democracia e plataformas digitais” se deteve nas consequências das informações enganosas sobre os direitos sociais. Na abertura, Nina Santos, pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, alertou para efeitos concretos da desinformação em direitos básicos e nas políticas públicas. “Falamos muito sobre os mecanismos por trás da desinformação, mas temos que ter em mente a repercussão na vida cotidiana”.

O coordenador de comunicação do Observatório do Clima, Cláudio Angelo, fez uma retrospectiva da onda de desinformação sobre mudanças climáticas patrocinada pela indústria do petróleo, na década de 90, o que teria atrasado as políticas internacionais para contenção de danos.

No Brasil, Angelo destacou a influência dos discursos ruralistas nas políticas públicas para os povos indígenas e para a preservação ambiental. O jornalista lembrou o papel de líderes políticos na disseminação de desinformação no campo ambiental, como o ministro Ricardo Salles. O Observatório do Clima chegou a publicar um livro de 35 páginas desmentindo a narrativa do ministro. A publicação foi distribuída durante a Conferência do Clima, em Madri, experiência que acabou resultando num trabalho contínuo de checagem de informações sobre meio-ambiente, sedimentado na plataforma Fakebook.eco.

Já Lucas Vilalta, coordenador da Área de Memória, Verdade e Justiça do Instituto Vladimir Herzog, traçou um panorama sobre o cenário em que a desinformação se propaga e seus efeitos como crise de confiança nas instituições, erosão da esfera pública e opacidade de representação.

O professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, Eugênio Bucci, reforçou a fala de Vilalta, traduzindo a atual crise como uma “imensa indústria da desinformação que mina o contato com os fatos e destrói a ordem social garantidora dos direitos”.

O ciclo de debates é uma realização do Instituto Legal Grounds em parceria com o Instituto Cultura e Democracia e com o Monitor do Debate Público no Meio Digital da USP, com apoio da Avaaz. O último debate será no dia 19 de outubro, próxima quarta-feira.

 

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x