Discretamente, a empresa de inteligência artificial Anthropic removeu de seu site compromissos voluntários de segurança em inteligência artificial que havia assumido em 2023 junto ao governo Biden, revelou o site Tech Crunch a partir do monitoramento do grupo The Medias Project.
Esses compromissos removidos incluíam iniciativas para mitigar riscos da IA, como o compartilhamento de informações com autoridades e a realização de pesquisas sobre viés algorítmico. No entanto, outros compromissos firmados durante o governo Biden, como aqueles relacionados ao combate a abusos envolvendo imagens geradas por IA, permanecem ativos. De acordo com o Tech Crunch, além da Anthropic, outras empresas do setor também revisaram suas diretrizes desde a posse de Trump, como a OpenAI, que alterou sua política sobre diversidade e inclusão e reafirmou seu compromisso com a “liberdade intelectual”.
Ao veículo de comunicação, a empresa afirmou que continua comprometida “com os compromissos voluntários de IA estabelecidos sob o governo Biden. Esse progresso e as ações específicas continuam refletidos em nosso centro de transparência. Para evitar confusão, adicionaremos uma seção citando diretamente onde nosso progresso se alinha”.