O Ministro da Secom, Paulo Pimenta, anunciou hoje, 1/5, durante o evento paralelo do G20 sobre integridade da informação, que o governo federal está lançando uma aliança global contra a desinformação climática. O objetivo é criar uma colaboração entre governos e entidades intergovernamentais, incluindo a ONU e a UNESCO, para identificar como as informações falsas sobre o tema estão circulando no ambiente digital e como as saídas podem ser criadas para combater tais fenômenos.
“A proposta é criar uma agenda conjunta até a COP30, reunindo evidências sobre os impactos da desinformação nas mudanças climáticas e questões socioambientais”, afirmou Pimenta.
De acordo com Pimenta, as Nações Unidas e a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), já estão “gestando a proposta”, que deve reunir coletivos internacionais de pesquisadores como a Rede de Conhecimento Global, o Observatório da Informação e Democracia e o Painel Internacional sobre o Ambiente Informacional, assim como outras agências do Sistema ONU diretamente envolvidas no enfrentamento das mudanças climáticas.
“Acreditamos que a desinformação e o discurso de ódio afetam o exercício pleno de direitos individuais e coletivos. O enfrentamento à desinformação e ao discurso de ódio fortalece a liberdade de expressão, porque promove o acesso à informação para o conjunto da sociedade e protege o direito de expressão de grupos minorizados”, asseverou o ministro brasileiro.
Durante a fala, Pimenta ainda destacou que o governo brasileiro busca diálogo permanente para enfrentar a questão da desinformação e do discurso de ódio, defendendo os direitos humanos. Para ilustrar os esforços, o ministro falou sobre iniciativas como o Brasil contra Fake; ComunicaBR e a Estratégia Brasileira de Educação Midiática. “O Brasil aposta numa abordagem abrangente, que promova o equilíbrio de direitos. Acreditamos no valor da informação e da transparência para garantir que os cidadãos tenham informações precisas sobre o governo e as políticas públicas “, pontuou.
Na manhã desta quarta-feira, o governo federal também lançou uma campanha contra desinformação, com o objetivo de evidenciar os impactos do fenômeno na vida cotidiana. Uma coalizão de organizações de pesquisas brasileiras, como a Capes e o CNPQ, foi anunciada ontem.
#com informações da assessoria de imprensa do G-20