Sobre nós
O *desinformante produz informações confiáveis sobre desinformação. Analisamos o impacto da desinformação na sociedade e discutimos as formas de combatê-la.
O *desinformante produz informações confiáveis sobre desinformação. Analisamos o impacto da desinformação na sociedade e discutimos as formas de combatê-la.
Quem faz o Desinformante
O *desinformante é uma iniciativa do Aláfia Lab, o laboratório digital para transformação social.
Temos como objetivo produzir informação confiável sobre desinformação, além de criar espaços de articulação entre diversos atores sociais engajados na construção de um espaço digital democrático.
Entre em contato: [email protected]
Quem realiza

Matheus Soares
Coordenador de conteúdo
Jornalista, pesquisador e mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Tem interesse nas transformações advindas das tecnologias digitais nos processos de comunicação e de participação cívica.

Gabriel Tourinho
Designer
Bacharel em Publicidade e Propaganda formado pela UFRB, baiano, designer e social media, apaixonado por audiovisual, fotografia e arte de rua. Acredita no audiovisual e suas diversas formas como ferramenta de comunicação e informação.

Glenda Dantas
Jornalista Multimídia
Jornalista, ciberativista, pesquisadora e mestranda em Comunicação e Culturas Contemporâneas (PósCom/UFBA). Interessada em cultura digital, governança da internet, estudos de gênero e relações étnico-raciais.

Luanda Costa
Estagiária de conteúdo
Graduanda em jornalismo na Facom/UFBA. Repórter e social media. Integra o grupo de pesquisa “Comunicação, Internet e Democracia”. Interessada em temas como desinformação, direito à cidade e cultura.
Equipe Aláfia Lab

Maria Paula Almada
Co-Diretora Executivo
Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Facom/UFBA). Realizou estágio-doutoral na School of Public Affairs and Administration, Rutgers University (EUA) e estágio de pesquisa no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Atualmente é pesquisadora pósdoc do INCT.DD e vice-coordenadora do Grupo de Trabalho “Governo e Parlamento Digital” da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica).

Rodrigo Carreiro
Co-Diretor Executivo
Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, mestre pela mesma instituição e especialista em Jornalismo e Convergência Midiática. Atuou durante 10 anos como assessor de comunicação e professor universitário. Atualmente é pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), por onde desenvolve projeto de estágio pós-doutoral. Tem experiência na elaboração de projetos de ensino e pesquisa sobre política, comunicação, tecnologia e sociedade.

Ellen Guerra
Coordenadora de Projetos do Aláfia Lab
Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (PosCom/UFBA). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Liz Nóbrega
Coordenadora de Comunicação Estratégica e Inovação
Jornalista, mestre em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN) e doutoranda em Ciências da Comunicação (PPGCOM/USP). Estuda desinformação, checagem de fatos e plataformas digitais.

Vivian Peron
Coordenadora de Pesquisadora
Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), com estágio doutoral no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Mestre em Comunicação Social (UFMG) e pós-doutora em Relações Internacionais (UnB) e Sociologia (Unifesp). Integrante do CTPol (Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política – UnB). Atuou como pesquisadora no IPEA e consultora da UNESCO em projetos sobre políticas públicas e regulação da comunicação. Trabalha com análise de dados, comunicação digital e políticas públicas. Atualmente, é posdoc e coordenadora de articulação federativa no LabCD (UFPR/MinC).

Natalia Barbosa
Administrativo
Contadora formada pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), com atuação desde 2018 nas áreas financeira e contábil de organizações com impacto social. Possui formação inicial em Gestão Financeira e experiência no acompanhamento de resultados e na interface com auditorias externas. Orienta sua trajetória profissional pelo compromisso com causas ligadas ao meio ambiente, gênero, antirracismo, educação, ciência e tecnologia, buscando fortalecer iniciativas que promovem transformação social.

Larisse Pontes
Pesquisadora
Alagoana da capital Maceió, nordeste do Brasil. Tornou-se Cientista Social e especialista em Antropologia pela Universidade Federal de Alagoas. Após desenvolver alguns trabalhos em Alagoas, mudou-se para Florianópolis/SC onde realizou mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina e atualmente finaliza o doutorado pela mesma instituição. Desenvolve pesquisa sobre marcadores sociais da diferença a partir das mídias sociais digitais e o mercado de trabalho tech. Atuou na educação básica e no ensino superior. Seus temas de interesse são: Relações raciais; Internet; Cultura Digital; Inteligência Artificial