O Twitter lançou hoje, no Brasil, seu programa Notas da Comunidade. A partir de agora, qualquer usuário da plataforma pode deixar notas em qualquer tuíte, especialmente aqueles com potencial enganoso. A plataforma quer, assim, que a própria comunidade crie contexto para informações distorcidas ou falsas. Se um número grande de usuários – não informado – classificar uma determinada nota como útil, ela será exibida publicamente no tuíte.
Mas para esta `colaboração´, como classificada pelo Twitter, é preciso se inscrever num cadastro da plataforma. A empresa afirma que este é um processo aberto e transparente, “que é o motivo de deixarmos o algoritmo do Notas da Comunidade de código aberto disponível publicamente no GitHub, junto com os dados para que qualquer pessoa possa auditar, analisar ou sugerir melhorias.”
Segundo a plataforma, o Notas da Comunidade não representa o ponto de vista do Twitter e não pode ser editada nem modificada por suas equipes. No próprio Twitter, um usuário brincou com a novidade, dizendo que o Twitter teria demitido as equipes que faziam esta contextualização e moderação de conteúdo e agora estaria terceirizando o trabalho para os próprios usuários.
Qualquer pessoa pode denunciar notas que acreditam não estar de acordo com as regras da plataforma ao selecionar o menu em uma nota e, depois, selecionar Denunciar ou ao usar este formulário.