O WhatsApp segue sendo o aplicativo de mensagens instantâneas preferido dos brasileiros, enquanto o Telegram parou de crescer. É o que destaca a nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel no Brasil divulgada na sexta-feira (24).
De acordo com a pesquisa, o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones desde janeiro de 2020. Já o Telegram teve um crescimento rápido nos últimos dois anos, mas estacionou em 65% desde o ano passado. O relatório também investigou o uso do Instagram e do Facebook, que estão em 87% e 68% dos celulares brasileiros, respectivamente, além do uso do Signal (13%).
A pesquisa registra que a paralisação do crescimento do Telegram coincide com o fim do processo eleitoral brasileiro e a troca de poder no governo federal. Vale lembrar que, nos últimos dois anos, alguns expoentes do bolsonarismo, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, incentivaram a migração de seus seguidores para o Telegram, onde criaram canais de conteúdo.
“Outra notícia negativa para o Telegram é que houve uma redução no engajamento da sua base. Seis meses atrás, 50% dos seus usuários declaravam abrir o app todo dia ou quase todo dia. Agora, são 43%, uma queda de 7 pontos percentuais. Nesse período, houve uma queda na proporção de usuários de várias das suas ferramentas de comunicação”, registrou o relatório da pesquisa.
A pesquisa conclui que essa queda do Telegram pode se agravar com o lançamento de novas funcionalidades do WhatsApp, como o WhatsApp Comunidades, mecanismo que permite supergrupos com até 5 mil pessoas, o que se assemelha com os canais do concorrente.
O grau de fidelidade dos usuários também foi medido e a pesquisa destaca que os aplicativos mais usados para a comunicação são o WhatsApp e o Instagram, 93% e 83%, respectivamente, utilizam os apps diariamente. Já o Signal e o Messenger do Facebook figuram entre os aplicativos menos usados pelos usuários e com maior risco de desinstalação.
O Signal, de acordo com o relatório, desabou no quesito engajamento desde a última pesquisa. “Por exemplo, diminuiu de 52% para 41% a proporção de usuários do Signal que trocam mensagens de texto; de 48% para 39% os que enviam mensagens de áudio; e de 48% para 43% os que trocam imagens”.
Ligações pelo WhatsApp ameaçam operadoras de telefonia
A liderança do WhatsApp ameaça as operadoras de telefonia. A pesquisa registrou que 65% dos usuários fazem mais ligações pelo WhatsApp que pelo plano de minutos da sua operadora móvel. “Ou seja, é possível dizer que metade dos brasileiros com smartphone fazem mais ligações por WhatsApp que pela rede de voz de sua operadora móvel. Na prática, portanto, o app virou o maior serviço de telefonia móvel do Brasil, já que os outros 50% de brasileiros que usam mais a rede de voz estão divididos entre Claro, TIM e Vivo”, concluiu.
Nesta edição da pesquisa foram entrevistados 2.086 brasileiros com mais de 16 anos de idade que acessam a Internet e possuem smartphone. As entrevistas foram feitas on-line entre 11 e 23 de janeiro de 2023.