Foi quando você foi tirar aquela selfie com os amigos que percebeu que teve seu celular furtado? Infelizmente casos assim são comuns em aglomerações, como blocos e shows, e vale a pena saber algumas dicas para proteger seus dados no caso de acontecer com você.
Certamente o ideal é a prevenção. Existem pochetes, doleiras e “embalagens” que permitem deixar seu aparelho próximo ao corpo e com isso dificultar o furto. Apagar os aplicativos de bancos antes de cair na folia também é uma opção, evitando a dor de cabeça de ser alvo de golpes financeiros. O *desinformante publicou uma cartilha sobre os golpes financeiros mais comuns aplicados pela internet e você pode baixar um guia de bolso aqui.
Mas se no excesso de glitter, serpentina e animação você sentiu falta do seu celular, é preciso tomar algumas medidas para que seus dados fiquem seguros. Acompanhe abaixo as principais medidas:
- . Para evitar o acesso indevido a informações sensíveis, o usuário deve mudar a senha da conta vinculada ao aparelho. Normalmente é o endereço de email informado logo ao iniciar o smartphone pela primeira vez depois de comprado.
- . Existem opções de rastreamento e apagamento de dados remotamente. Usuários de iPhone podem recorrer à ferramenta oficial “Buscar” em icloud.com. Ela pode ser acessada pelo computador ou por outro smartphone, e é capaz de encontrar o celular mesmo que ele esteja desligado ou sem conexão com a internet. O usuário deve selecionar o dispositivo que está tentando encontrar. Haverá três opções: reproduzir som (que fará o iPhone tocar mesmo que esteja no silencioso), modo perdido (que exibirá um aviso) e a função apagar iPhone, que irá deletar todas as informações do aparelho e inutilizá-lo, de modo que ele não poderá ser rastreado novamente.
- . Usuários de celulares Android devem recorrer ao “Encontre Meu Dispositivo”, do Google. O serviço tentará exibir um mapa no PC com a localização do aparelho. O sistema permite ativar um sinal sonoro (que tocará mesmo se o celular estiver no mudo), enviar uma mensagem personalizada para ser exibida na tela do dispositivo e apagar remotamente todos os dados. Assim como no ambiente da Apple, a última opção inutiliza o smartphone e não permite que ele seja localizado novamente.
- . Outro passo importante a ser feito após roubo ou furto de um celular é bloquear imediatamente o IMEI do celular. Com isso, o smartphone fica impedido de se conectar à rede de telefonia e não poderá ser habilitado numa nova linha.
- . Altere todas as senhas de suas contas de suas redes sociais, aplicativos de entregas, de compras, de mensagens etc.
- . Faça um Boletim de Ocorrência. É importante se precaver de possíveis problemas posteriores e também ajuda a polícia a gerar estatísticas importantes para o combate ao crime. Em muitos estados é possível fazer online. Lembre-se que “furto” é quando você tem subtraído algum objeto sem perceber ou sem ameaça. Quando há ameaça, o termo correto para o registro é “roubo”.