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dez 28, 2021 | Destaques, Notícias, Panorama2022

O algoritmo ancestral contra o racismo algorítmico

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Malunga é palavra do kidumbu dilunga angolano e no Brasil foi utilizada pelos nossos ancestrais escravizados em referência àqueles que chegaram aqui no mesmo barco, no mesmo dia, no mesmo navio, e que seguem, através de gerações, atualizando as tecnologias ancestrais de vida e sobrevivência. 

Mariana Gomes tem 24 anos e é cofundadora da Conexão Malunga, plataforma de discussão do uso das TICS, tecnologias da informação e comunicação para emancipação, ancorada nos saberes afro-brasileiros. 

Jornalista pela UFBA, Gomes pesquisa sobre governança da internet e ciberativismo a partir do feminismo negro, foi bolsista do Programa Youth Brasil – Comitê Gestor da Internet 2019 e é liderança apoiada pelo Programa de Aceleração do Desenvolvimento Marielle Franco (Baobá Fundo para Equidade Racial) – 2020. 

 “Discutimos sobre temas fundamentais que inauguram os desafios na Internet para esta década, como fake news, Lei Geral de Proteção de Dados, Big Data e Governança da Internet, mas falamos também sobre os algoritmos que aprendemos com nossas avós, através de suas receitas, como nos ensina Ana da Hora”, explica o site da Conexão Malunga. Leia a seguir a entrevista concedida para a série #panorama22

Ana d´Angelo – Queria conhecer mais sobre sua trajetória profissional e o que te motivou a criar a Conexão Malunga. 

Mariana Gomes – Sou idealizadora e cofundadora da Conexão Malunga, que é um projeto que surge para discutir tecnologias a partir dos saberes afrobrasileiros. A Conexão Malunga foi pensada para ser um ambiente de discussão e também ter algumas produções sobre governança da internet, regulamentação e produção de estratégias para o desenvolvimento dessa tecnologia aqui no Brasil e no mundo todo. Tanto a Glenda Dantas (cofundadora) como eu somos, vamos dizer assim, crias do Comitê da Internet no Brasil (CGI.br) a partir de um programa de jovens universitários que eles têm, que dá a introdução ao tema e também possibilita a entrada no ecossistema da governança da internet aqui no Brasil. Na faculdade nós já vínhamos produzindo algumas coisas, nos formamos em Jornalismo na Faculdade de Comunicação da UFBA… 

Ana d´Angelo – Já tinham um interesse nessa área 

Mariana Gomes – Não necessariamente na tecnologia, eu acho que isso é um pouco mais da minha trajetória. Na  adolescência, eu fazia parte de um grupo de robótica educacional, aquilo me moveu muito, eu queria juntar isso quando eu entrei na universidade. Mas o que me uniu a Glenda  é que a gente fazia algumas discussões sobre como gênero e raça afetavam a nossa experiência na universidade e como também era importante que a gente se debruçasse sobre essas temáticas para não reproduzir estigmas e sobretudo para construir uma outra gramática de comunicação, produção cultural, jornalismo, onde a gente estiver. Então a partir dessa oportunidade do CGI.br é que eu fui a primeira a conhecer o ecossistema e tudo fez sentido. Porque a construção da tecnologia é um lugar muito político, sobretudo para nós que viemos das ciências sociais aplicadas, no caso o Jornalismo, mas que ajuda a desmistificar que tecnologia é algo muito sisudo, muito duro 

Ana d´Angelo É um ambiente que sempre foi muito masculino também e muito branco.  

Mariana Gomes – Se não fosse pelo nosso esforço, eu não continuaria. Acho que a tecnologia chega pra nós de um lugar muito determinista, de pouca participação, fechado, como um ciclo de super pensadores, gênios, o que não tem nada a ver com a maioria de nós. Então a Conexão Malunga se propõe a discutir as tecnologias digitais e a governança da internet a partir dos saberes afrobrasileiros. Isso é tanto pelo nosso perfil de mulheres negras, mas também pelo pensamento que a gente leva. Tendo em vista o que os intelectuais negros brasileiros têm produzido desde que o mundo é mundo, como a Beatriz Nascimento, que vai falar que o corpo negro é o documento dessa história. Então esses saberes acabam dirigindo nosso posicionamento e quais as perguntas que a gente quer que sejam respondidas com todo o esforço da produção tecnológica de recursos humanos, de dinheiro, de tempo, quais são as perguntas que não estão sendo respondidas porque é um ambiente ainda muito masculino e branco.  

Ana d´Angelo – E a Conexão é um projeto muito recente, vocês são praticamente recém-formadas.   

Mariana Gomes – A Conexão Malunga surgiu em 2019. E aí nossa experiência inicial ficou muito marcada pelos desafios da pandemia, aumento das desigualdades, ao mesmo tempo que as pessoas no Brasil aumentaram o consumo, o acesso mesmo à internet aumentou e o tempo em si nas redes aumentou também. É esse um pouco do contexto que nosso trabalho tem lidado. 

Ana d´Angelo – O pesquisador e professor Tarcízio Silva (UFABC) desenvolveu o conceito do racismo algorítmico, que é para descrever como interfaces e sistemas automatizados, como as plataformas, as redes sociais acabam reforçando as dinâmicas racistas da sociedade. Como mudar esta realidade?

Mariana Gomes –  O Tarcísio é um dos expoentes dessa pesquisa no Brasil, tem também a Bianca Kremer, a Carla Dantas, Ana Carolina da Hora que se debruçam em dimensões diferentes. Mas o que o Tarcísio apresenta para a gente é a compreensão não de uma nova opressão, mas da continuidade do racismo dentro da tecnologia. Ele faz isso muito observando um espectro bem definido das mídias sociais, mas também caindo em algoritmos que são utilizados publicamente nas políticas públicas. No caso hoje no Brasil a conversa tem sido sobre a segurança pública e o uso da inteligência artificial, a partir das câmeras nas ruas. 

Ana d´Angelo – Reconhecimento facial 

Mariana Gomes – Isso mesmo. E aí eu acho que uma parte importante do conceito dele é o de microagressão, que fala muito sobre uma manifestação do racismo que apesar de ser pequena, ela não deixa de ser cumulativa e não deixa de ser tão grave quanto outras demonstrações mais comuns que a gente já está acostumado como ser impedido de entrar num espaço, de ser xingado. No caso do racismo algorítmico, o fato de haver um ambiente tecnológico, das tecnologias digitais, um ambiente muito branco, muito masculino, sobretudo do norte global, do Vale do Silício e de outras regiões do mundo também, a Alemanha, por exemplo, é um país que se destaca na produção tecnológica, que existem poucas pessoas de cor  e poucas mulheres acaba que a produção dessas ferramentas é atravessada por um pensamento que é racista e não é comprometido com o combate ao racismo e outras opressões.

Na pesquisa do Tarcízio, ele aponta que em 2008 o algoritmo do Google Fotos reconheceu pessoas negras como gorilas, ao pesquisar mulheres negras nos buscadores, havia muitas fotos pornográficas e mesmo os casos de visibilidade reduzida para pessoas negras no Instagram e Twitter. 

E os algoritmos, ao contrário do que se divulga inclusive nos meios de comunicação, nos jornais, que ainda têm uma abordagem muito emocionada da tecnologia, até um pouco determinista, é que os algoritmos não são fantasmas, eles não se governam sozinhos, eles têm gente por trás, sempre fazendo a manutenção. E essas pessoas que estão fazendo a manutenção, elas sempre carregam consigo suas vivências.

O mundo assistiu ao massacre contra o povo rohingya em Mianmar, alimentado por perfis de Facebook e a plataforma não foi capaz de moderar o discurso de ódio porque havia dois moderadores de conteúdo fluentes na língua local. 

Ana d´Angelo – A delatora do Facebook Frances Haugen, que vazou documentos mostrando negligência da plataforma, chegou a dizer que o algoritmo tem problema com o português também e acaba passando muito conteúdo tóxico. 

Mariana Gomes –  As políticas dessas grandes plataformas que a maioria da população usa são limitadas, são escritas para serem limitadas no combate à desinformação. A nossa legislação está se debruçando agora na regulamentação das plataformas em si, a gente tem o apoio ali do Marco Civil da Internet, no caso do racismo temos as legislações mais antigas, mas se a gente for esperar que as plataformas regulem a si próprias, sobretudo no combate ao racismo, sendo que elas ganham muito dinheiro nesse modelo atual, as coisas não vão andar como devem andar. Acho que isso ficou muito evidente com o escândalo do Facebook Papers, em que a Frances Haugen demonstra que as equipes têm dados de exploração de mulheres, de tráfico de pessoas, casos de racismo, mas existe uma política institucional que prefere fechar os olhos mesmo.

Ana d´Angelo – Queria saber um pouquinho sobre a sua pesquisa com as mulheres, o ciberativismo porque vejo como um contraponto interessante. Tem sempre os espaços a serem ocupados, as brechas. 

Mariana Gomes – É, esse conceito de brechas é muito importante. Eu investigo como nós, mulheres negras, estamos inseridas nesse contexto tecnológico, da comunicação. E muito do que tem sido feito no século XXI é a organização, na verdade, de reivindicações do século passado, sobretudo da segunda metade do século XX para cá, com a criação do Movimento Negro Unificado (MNU), com a Marcha Zumbi dos Palmares, existem muitos insumos, sobretudo direito à comunicação. Em 2015 a Marcha das Mulheres Negras organiza reivindicações explícitas tanto pelo direito à comunicação e também pela internet, pela banda larga, pelo acesso pleno. A cultura negra é uma cultura de encruzilhadas, como diria a Leda Maria Martins, que é a primeira pessoa na academia que traz esse conceito. Ela é dramaturga, é fantástica, e nos ajuda a pensar sobre isso. Nós mulheres negras não estamos operando a partir do que o mundo faz com a gente, a partir das violências, mas nos utilizando de experiências do nosso tempo, mas sempre referenciando os movimentos sociais antigos, das lutas das nossas próprias famílias, e construindo essas estratégias de promoção da vida, promoção dos direitos humanos. A partir do momento que as nossas demandas e necessidades forem respondidas, as necessidades de praticamente todos os brasileiros vão ser respondidas também, não é? 

A gente faz muito esse jogo de cintura, né? Como eu vou estar na rede sabendo que a minha imagem vai ser alvo de violências. … eu posso sofrer com discurso de ódio, o algoritmo não vai propagar a minha imagem de uma forma positiva, mas eu preciso dizer que a gente precisa recolher alimentos, eu preciso dizer que está existindo uma produção científica, uma pesquisa sobre a nossa realidade sendo feito aqui. E como também eu ajudo a levar as pessoas para outro lugar na internet para fazer essas articulações, sabendo que as pessoas têm uma qualidade muito fragmentada da internet. A população negra usa sobretudo celulares… A população negra e população indígena fica muito à mercê das grandes plataformas e às vezes pagando muito caro também para ter wi-fi em casa, banda larga. Mas geralmente o acesso no Brasil,  independente de raça, de classe, de gênero, é por celular e é pelos dados móveis. 

Ana d´Angelo – Sobre educação midiática, vocês trabalham também nessa frente? 

Mariana Gomes –  A gente faz oficinas muito pensando na governança da internet. A gente discute os dados de acesso, discutimos algumas ferramentas que podem auxiliar, dependendo do perfil do público, nós lidamos muito nessa pandemia com mulheres mais velhas, acima de 50 anos. Muitas professoras, muitas mulheres à frente de associações de moradores ou de outros movimentos dentro dos seus bairros. A gente fala sobre governança da internet tensionando muito quem é que produz tecnologia no Brasil. Fazendo uma comparação com esses dados de desigualdades de acesso, e o cenário do ecossistema de governança da internet atual, e alguns riscos para a gente, de ficarmos restritas ao WhatsApp. De que forma a gente pode se organizar para acionar um vereador, observar quais são os projetos políticos ali dos candidatos do local, falando sobre racismo algorítmico também para dizer: “olha, vocês podem fazer coisas gigantes, mas infelizmente às vezes a gente não vai ter tantos seguidores”, porque é uma métrica importante, né? “Mas não desanimem, porque o trabalho é fundamental”. 

Ana d´Angelo – Sobre desinformação como vocês abordam? 

Mariana Gomes –  Sim. A gente fala no [É o Foco], a gente fala muito sobre campanhas de desinformação que envolveram mulheres negras, o risco que é para a vida delas, para a vida das famílias delas, é um pouco nesse sentido. E, no caso da desinformação, tentamos fazer compreender que a baixa qualidade de conteúdo na internet que a maioria de nós acessa dificulta sair desses lugares e alcançar sites onde se possa checar informações. 

Ana d´Angelo – Mariana, encerrando, para 2022 vem eleição aí, muitos desafios pela frente. Tivemos em 2018 um uso da internet que impactou diretamente as eleições, qual é a sua expectativa? 

Mariana Gomes – Acho que a expectativa realista é que o cenário vai ser muito mais hostil para mulheres negras, para pessoas não-binárias negras, principalmente para mulheres trans, apesar de a gente ter algumas representações desde 2018, em 2020 também no Legislativo aqui no Brasil. A gente vai lidar não apenas com as fake news, mas também com as deep fake news, a questão dos vídeos sendo manipulados, as vozes das pessoas. Não sei como isso vai se desenvolver, não tem como, mas me preocupa muito, provavelmente a gente vai ter uma diferença nos dados de acesso. Eu não sei se vai haver uma redução dependendo da metodologia que o CGI for utilizar, mas acho que em geral as pessoas vão ficar muito mais presas ao WhatsApp. Devem existir mais casos de invasão nas videochamadas,  mais casos de hackeamento de conversas porque a política de privacidade do WhatsApp está mais aberta, então as pessoas vão ter que encontrar outros meios para conversar ou alguns outros aplicativos.  Eu acho que vai ser um ano que todo mundo vai precisar desbravar a internet. Vai ter muito discurso político sobre fake news, vai depender muito desse projeto que está sendo aprovado, vai depender também dos julgamentos de fake news que estão no STF parados, talvez as legislações das eleições modifiquem alguma coisa, mas eu acho que, de forma geral, isso vai ser um assunto que todos os candidatos, independente do espectro político, vão tocar.

De positivo eu espero que a gente tenha mais representações negras, indígenas, pessoas LGBTs nos cargos, mas eu acho difícil. Então talvez o que se fortaleça sejam os movimentos sociais, são os encontros mesmo entre as pessoas nos seus bairros, enfim, nas suas cidades. Talvez a gente saia com a expertise que vá reverberar nos próximos anos, mas ano que vem… 

Ana d´Angelo – Ainda é cedo? 

Mariana Gomes – É, muito cedo.  

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