No dia 27 de outubro de 2022, após 6 meses de reviravoltas, Elon Musk concluiu as negociações para a compra do Twitter (agora X) no valor de US$44 bilhões. Começou aí uma série de mudanças e decisões, por muitas vezes revogadas, que foram na contramão do que já estava sendo feito pela plataforma, numa gestão que a imprensa internacional chamou de caótica. Abaixo, preparamos uma linha do tempo atualizada com as principais notícias de Musk na rede de micromensagens para você se situar no que aconteceu até agora.
Justiça da Califórnia encerra processo de Musk contra centro de combate a ódio online
26/03/2024
Um juiz norte-americano rejeitou a ação movida por Elon Musk e pelo X (antigo Twitter) contra o Centro de Combate ao Ódio Digital (CCDH, na sigla em inglês), uma organização que publicou nos últimos anos relatórios mostrando como o discurso odioso tomou conta da rede social após a compra pelo bilionário. O processo foi aberto pela plataforma no ano passado com o principal argumento que a CCDH havia coletado dados ilegalmente e quebrado regras da empresa para o monitoramento da rede. O X alegou que “perdeu dezenas de milhões de dólares” após as investigações do centro de pesquisa.
leia maisUsuários reclamam que a plataforma continua restringindo conteúdos de maneira arbitrária
18/03/2024
Os usuários do X afirmaram que a plataforma está diminuindo o alcance e visibilidade das suas publicações, prática chamada em inglês de “shadowbanning”, sem informações claras sobre as decisões. Uma matéria do TechCrunch mostrou que, ao pesquisar a palavra-chave “rótulo temporário” nas buscas da rede, é possível ver perfis reclamando que tiveram postagens rotuladas e, consequentemente, restringidas sem informações claras sobre os motivos para tal decisão. “Acabei de receber um ‘rótulo temporário’ na minha conta. Alguém sabe o que isso significa? Não tenho ideia do que fiz de errado além de meus tweets terem explodido ultimamente”, publicou uma usuária da rede.
leia maisFuncionários do X impediram Musk de violar ordem federal
27/02/2024
Na época do Twitter Files, Elon Musk deu ordens para que pessoas de fora da empresa tivessem “acesso total” aos sistemas da empresa, o que ia de encontro a uma ordem federal de proteção aos dados dos usuários. Porém, funcionários veteranos do Twitter intervieram e impediram que os redatores acessassem diretamente os sistemas, de acordo com uma carta que a presidente da FTC, Lina Khan, enviou aos republicanos, segundo publicou o Washington Post.
leia maisTwitter (ou X) quer coletar dados biométricos, educacionais e profissionais de usuários
01/09/2023
A plataforma atualizou sua política de privacidade com novos termos sobre coleta de informações dos usuários. De acordo com os novos termos, a rede prevê a coleta de dados biométricos e informações sobre educação e emprego. Como mostrou uma reportagem da Bloomberg, os dados biométricos serão coletados com propósitos de segurança e identificação. Já o interesse sobre as informações sobre educação (como onde a pessoa estudou) e emprego (cargos e empresas que trabalhou) viria de planos da rede para novos recursos de empregabilidade. A previsão é que as novas regras comecem a valer no dia 29 de setembro.
leia maisMusk encoraja usuários a compartilharem bugs da plataforma
31/08/2023
O X (ou Twitter) criou nesta quinta-feira, 31, uma comunidade para que usuários compartilhem bugs e maus funcionamentos da plataforma. “Deixe seus feed-backs nessa comunidade e nos ajude a tornar o X melhor”, afirmou a empresa numa postagem do perfil oficial. Logo após o anúncio, Elon Musk compartilhou a notícia afirmando: “Junte-se à comunidade se quiser ajudar a melhorar o produto”. Desde que Musk assumiu o comando da empresa e colocou novas estratégias em prática, a plataforma apresentou momentos de instabilidade, gerando confusão nos usuários.
leia maisApós demissões em massa, X expande equipe de segurança e eleições
30/08/2023
A plataforma afirmou que está adicionando novos funcionários no setor de segurança e eleições para combater à manipulação, descobrir contas não autênticas e monitorar de perto da plataforma em busca de ameaças emergentes. “Estes maiores investimentos em pessoas, políticas e produtos garantirão ainda mais que as nossas comunidades tenham acesso a um discurso político aberto, preciso e seguro sobre X”, afirmou a empresa. A expansão da equipe vem meses depois de um corte massivo no quadro de funcionários da rede social, inclusive nas equipes de segurança. Estima-se que 6 mil pessoas foram demitidas após Elon Musk assumir o comando da empresa em outubro do ano passado.
leia maisTwitter (ou X) começa a monetizar usuários brasileiros
29/08/2023
Nesta semana, a plataforma anunciou o início do programa de monetização para usuários no Brasil. Porém, o benefício está disponível apenas para os perfis assinantes do serviço pago, X Premium (antigo Twitter Blue), e com mais de 5 milhões de impressões orgânicas nos últimos três meses. Todas as exigências para participar do programa estão na página oficial da rede social. Nesta terça-feira, Elon Musk citou o programa no seu perfil pessoal, afirmando que “qualquer tentativa de manipular o programa de compensação do criador nesta plataforma resultará na suspensão da conta”.
leia maisElon Musk responde comissário da União Europeia sobre DSA
25/08/2023
No dia em que a Lei de Serviços Digitais, o DSA, começa a valer para grandes plataformas, inclusive para o Twitter, o empresário Elon Musk afirmou que a plataforma está “trabalhando duro” para se adequar à nova lei da União Europeia. A afirmação veio em resposta a uma postagem de Thierry Breton, comissário da União Europeia, na plataforma, nesta sexta-feira. A mensagem foi republicada pelo próprio Breton.
leia maisTwitter vai remover títulos de links de sites de notícias
22/08/2023
A plataforma começou testes para mudar a forma como links de notícias aparecem nas publicações dos usuários. Com a nova formatação, as postagens vão incluir apenas a imagem principal e o link do site, sem o título e subtítulo que aparecem atualmente. A medida, publicada pelo Fortune e logo após confirmada por Elon Musk, visa provavelmente agradar os anunciantes.
leia maisUsuários terão que pagar para enviar DMs
07/08/2023
Após prometer um limite diário de mensagens diretas (ou DM, na sigla em inglês) para usuários não pagantes do Twitter Blue, a plataforma começou a restringir a troca livre de mensagens privadas. Frequentadores da plataforma começaram a ser avisados que deveriam obter verificação paga para enviar uma mensagem a usuários que não se seguem. A jornalista e coordenadora do CGI.br, Renata Mielli criticou a nova medida da plataforma. “Muitas pessoas não têm escolha, alternativa. Esta é a perversidade que está embutida no modelo de negócio das plataformas. O usuário leva anos para construir uma rede robusta, a custa de muito trabalho, que ao fim e ao cabo produz o conteúdo que deu relevância para esta rede”, avaliou Mielli.
leia maisElon Musk promete arcar com despesas jurídicas de usuários
06/08/2023
Elon Musk afirmou neste final de semana que vai financiar despesas jurídicas de usuários que se sentirem injustiçados por empregadores ao postarem ou curtirem algo no Twitter (ou X). “Se você foi tratado injustamente por seu empregador por postar ou curtir algo nesta plataforma, financiaremos suas despesas processuais”, afirmou o bilionário no seu perfil pessoal. Musk também disse que o fundo de custos não terá limite e orientou que os usuários entrem em contato com a equipe da plataforma.
leia maisKanye West volta ao Twitter após 8 meses banido
29/07/2023
O rapper norte-americano Kanye West, ou Ye, teve seu perfil reativado na plataforma neste final de semana. De acordo com o Twitter, ou X, anúncios não aparecerão próximos às postagens do artista e ele não poderá monetizar a conta. West foi banido do Twitter no final de 2022 após postar uma suástica e compartilhar comentários antissemitas.
leia maisTwitter testa alternativa para o nome “tweet”
29/07/2023
O Twitter (ou X) está testando a mudança do botão “tweet” para “post”, dando continuidade à reformulação da marca da plataforma que se distancia cada vez mais do famoso passarinho azul. De acordo com o The Verge, usuários norte-americanos identificaram a mudança na rede no sábado, mas logo em seguida o nome voltou ao termo comum. Na semana passada, ao anunciar a mudança do Twitter pelo X, Elon Musk afirmou que “em breve daremos adeus à marca twitter e, aos poucos, a todos os passarinhos”.
leia maisTwitter reativa conta de influenciador do QAnon que postou fotos de exploração infantil
28/07/2023
Na quarta-feira, o Twitter baniu a conta do teórico da conspiração Dom Lucre, o que gerou revolta dos seus seguidores. De acordo com Elon Musk, o banimento se deu por Lucre ter publicado “fotos de exploração infantil”. “Apenas pessoas da nossa equipe CSE viram essas fotos. Por enquanto, excluiremos essas postagens e restabeleceremos a conta“, disse Musk em resposta a um usuário que questionou a ação. Lucre nega ter publicado esse tipo de conteúdo. O restabelecimento da conta contradiz o discurso do próprio bilionário, que disse que o Twitter tem uma política de tolerância zero em relação a material sexual de abuso infantil.
leia maisTwitter removerá selo de empresas que não anunciam na plataforma
28/07/2023
Em uma nova medida para tentar reverter o caixa negativo da empresa, o Twitter (ou X) anunciou por e-mail que, a partir do dia 7 de agosto, as empresas que não investirem pelo menos mil dólares em anúncios dentro de um período de 30 dias ou seis mil dólares em 180 dias perderão o selo de verificação dado pela rede social. A plataforma também está oferecendo descontos de 50% em publicidade até o final de julho. Desde que Elon Musk assumiu o comando da empresa, em outubro do ano passado, o Twitter vem sofrendo com debandada de empresas anunciantes.
leia maisEx-funcionária que dormiu no chão fala sobre Musk e futuro do Twitter
27/07/2023
A ex-líder do serviço pago Twitter Blue, Esther Crawford, publicou no seu perfil pessoal um extenso relato em que relembra a trajetória profissional dentro da empresa, que agora passa a se chamar X. Crawford compartilhou detalhes sobre como a plataforma funcionava antes de Musk e como o empresário costuma tomar suas decisões. “Parecia que ele confiava mais no feedback aleatório do que nas pessoas na sala que passavam a vida dedicadas a resolver o problema em questão”, contou a profissional que, no início deste ano, foi fotografada dormindo no chão de uma sala de conferências da empresa.
leia maisUsuário perde a posse do identificador @x sem aviso prévio
27/07/2023
A X, antiga Twitter, assumiu o controle repentino do identificador @x na plataforma, que pertencia ao fotógrafo Gene X Hwang. O ex-proprietário do nome confirmou ao TechCrunch que a empresa enviou uma carta comunicando que estaria assumindo o arroba por ser uma propriedade da plataforma, sem aviso prévio ou compensação financeira. Na mensagem, a rede agradeceu Hwang e ofereceu a ele uma seleção de produtos da X ou uma visita guiada pela sede da empresa como “reflexo de nossa apreciação”.
leia maisTikTok lança funcionalidade de texto
24/07/2023
Enquanto o Twitter está focado em reformular sua marca, o TikTok também anunciou nesta segunda-feira que permitirá aos usuários a postagem de textos, numa dinâmica parecida com a da plataforma de micro mensagens. Com isso, os frequentadores da plataforma poderão escolher produzir conteúdo entre vídeo, imagem e texto. “Com postagens de texto, estamos expandindo os limites da criação de conteúdo para todos no TikTok, dando à criatividade escrita que vimos em comentários, legendas e vídeos um espaço dedicado para brilhar”, afirmou a empresa em comunicado.
leia maisMastodon registra um novo crescimento de usuários
24/07/2023
O fundador e CEO do Mastodon Eugen Rochko afirmou que a rede social descentralizada tem registrado um aumento no número de usuários ativos mensais nos últimos dois meses, chegando a 2,1 usuários. O último pico foi registrado entre outubro e novembro do ano passado, logo após o empresário Elon Musk finalizar a compra do Twitter. O Mastodon é considerado um dos principais rivais da rede social, que agora passa por uma renovação de marca, com a substituição do passarinho como símbolo pela letra “X”.
leia maisTwitter ainda não lucra, mesmo com estratégias de Musk
18/07/2023
Em resposta a um usuário no Twitter, Elon Musk afirmou que a plataforma roda com caixa negativo devido a uma perda de 50% da receita publicitária e a dívidas. “Precisamos alcançar um fluxo de caixa positivo antes de nos darmos ao luxo de qualquer outra coisa”, disse o empresário. Desde que assumiu o comando da plataforma, Musk vem lançando mão de diversas estratégias para aumentar o caixa da empresa, como o serviço pago Blue Sky e o fim da gratuidade da API. A contratação da nova CEO, Linda Yaccarino, com carreira estabelecida no mercado publicitário norte-americano, também visa reaproximar a rede social das empresas anunciantes.
leia mais