Início 9 Destaques 9 *desinformante e Amazônia Vox lançam o I Ciclo de Oficinas “Desinformação (ambiental), IA e eleições”

Últimas notícias

jul 15, 2024 | Destaques, Notícias

*desinformante e Amazônia Vox lançam o I Ciclo de Oficinas “Desinformação (ambiental), IA e eleições”

COMPARTILHAR:

As iniciativas *desinformante e Amazônia Vox fecharam parceria para realizar o I Ciclo de Oficinas “Desinformação ambiental, IA e eleições”. As sessões, gratuitas e online, são voltadas para jornalistas e comunicadores dos nove Estados da Amazônia brasileira e pretendem oferecer informações e ferramentas úteis para a cobertura das eleições municipais deste ano. 

Para participar, é necessário realizar inscrição prévia através de formulário disponível no site do Amazônia Vox. Os participantes podem optar pelas três oficinas oferecidas ou escolher a que for do seu interesse. A inscrição pode ser feita neste formulário aqui até o dia 5 de agosto.

Programação – O Ciclo de Oficinas “Desinformação (ambiental), IA e eleições” será aberto no dia 12 de agosto, às 19h (horário de Brasília), com o tema “Desinformação (ambiental) e eleições”, quando serão abordadas as principais características do fenômeno e sua relação com a democracia. A atividade será ministrada pela jornalista e pesquisadora Jessica Botelho. 

A segunda oficina será ministrada por Liz Nóbrega e Matheus Soares,  no dia 14 de agosto, também às 19h, e vai trazer informações sobre “Inteligência Artificial: os desafios e as oportunidades”, apresentando ferramentas e cuidados que devem ser considerados na cobertura e acompanhamento das eleições.  

No último dia do Ciclo, 15 de agosto, a pauta será o “Jornalismo contra fake news, checagem de fatos e uso da Lei de Acesso à Informação”. Neste dia, são convidados Marta Alencar, do projeto E-Coar, do Maranhão, e Thays Lavor, do InfoAmazônia.

Cada oficina terá duração de uma hora, com 30 minutos para responder dúvidas dos participantes. 

Serviço

Ciclo de Oficinas “Desinformação (ambiental), IA e eleições”

Inscrições: 15 de julho a 5 de agosto

Link para inscrições: https://forms.gle/TPKBZmv8Z1qpzW649

Datas das oficinas

  • Oficina 1 – Desinformação (ambiental) e eleições
    12 de agosto de 19h às 20h30
  • Oficina 2 – IA: desafios e oportunidades
    14 de agosto de 19h às 20h30
  • Oficina 3 – Jornalismo e checagem contra fake news
    15 de agosto de 19h às 20h30 

Realização: *desinformante e Amazônia Vox 

Apoio: E-Coar, InfoAmazônia, Instituto Bem da Amazônia, International Center for Journalists (ICFJ), através do programa Knight Fellowships, Aláfia Lab, Centro Popular de Comunicação e Audiovisual

Conheça mais sobre os instrutores e as organizações realizadoras

Jessica Botelho

Jornalista e pesquisadora, trabalhando em monitoramento de dados e desinformação socioambiental. Atualmente, ela é doutoranda em Comunicação e Cultura na UFRJ. Sua pesquisa examina narrativas jornalísticas sobre desmatamento durante o governo Bolsonaro a partir das redes de comunicação de mídias baseadas na Amazônia. Jéssica coordena o Centro Popular do Audiovisual, uma organização que trabalha para fortalecer redes de comunicação na Amazônia que lidam com questões socioambientais, diversidade cultural e direitos humanos.

Marta Alencar

Doutoranda em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora substituta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Jornalista. Fundadora da COAR (Startup Jornalística e Educacional de Debunking e Fact-checking no Nordeste) e do E-COAR Podcast. Também idealizadora de manuais de checagens regionais. Ganhadora de nove prêmios, incluindo oito de Jornalismo. Em 2021, participou da Primeira Edição do Programa de Residência Comprova, sendo a única representante do Piauí. Além disso, atua como fact-checker.

Liz Nóbrega 

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestra em Estudos da Mídia pela mesma instituição e doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo. Atua como repórter no *desinformante, cobrindo o cenário e saídas para a desinformação. Pesquisa temas relacionados a plataformas digitais, sustentabilidade do jornalismo e o ambiente informacional. Integra o Grupo de Pesquisa Jornalismo Direito e Liberdade, vinculado à Escola de Comunicações e Artes e ao Instituto de Estudos Avançados da USP.

Matheus Soares

Repórter do *desinformante, cobre as áreas de Internacional e Inteligência Artificial. É mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem interesse nas transformações advindas das tecnologias digitais, como plataformas e IA, nos processos comunicacionais.

Thays Lavor

Data journalist e Pesquisadora. Está como coordenadora de dados da InfoAmazonia , integra o conselho fiscal da Abraji e a rede de pessoas  embaixadoras para inovação cívica na Open Knowledge Brasil. É mestra em comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Ciência de dados pela Esalq/USP.

Sobre o *desinformante – O *desinformante produz, seleciona e sintetiza informações confiáveis sobre desinformação. Analisamos o impacto da desinformação na sociedade e discutimos as formas de combatê-la. O projeto é uma iniciativa do Aláfia Lab.
Contato: [email protected]
Site: https://desinformante.com.br/
Redes sociais: @desinformantebr 

Sobre o Amazônia Vox – A plataforma reúne um Banco de Fontes de conhecimento da Amazônia e uma rede de freelancers de comunicação da região. Também produz conteúdo jornalístico baseado em Jornalismo de Soluções, mostrando iniciativas e vozes locais que estão dando respostas para os desafios do território. O projeto foi desenvolvido com apoio do Instituto Bem da Amazônia. O Amazônia Vox também é apoiado pelo International Center for Journalists (ICFJ), através da bolsa global Knight Fellow.
Contato: [email protected]
Site: www.amazoniavox.com
Redes sociais: @amazoniavox

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x