Em discurso aos líderes do G7, na Itália, nesta sexta-feira (14), o pontífice argentino alertou sobre o uso dos sistemas de armas autônomas letais, que identificam e selecionam alvos por meio de Inteligência Artificial. Em sua fala, Papa Francisco pediu o fim da utilização da tecnologia em conflitos armados.
“Em um drama como o dos conflitos armados, é urgente repensar o desenvolvimento e o uso de dispositivos como as chamadas ‘armas autônomas letais’, a fim de banir a sua utilização”, afirmou o Papa. “Nenhuma máquina, em caso algum, deveria ter a possibilidade de optar por tirar a vida a um ser humano.”
Desde o ano passado, em diversas ocasiões, o Papa Francisco discursa sobre o rápido desenvolvimento dos sistemas de Inteligência Artificial e seus riscos trazidos para a sociedade. Em março de 2023, o pontífice foi alvo de uma série de deepfakes que se popularizaram nas redes sociais, trazendo-o vestindo roupas supostamente de grife.
No Brasil, as armas autônomas letais foram consideradas sistemas de extremo risco, tendo seu uso proibido no novo texto substitutivo do Projeto de Lei 2338, que cria regras de desenvolvimento e uso da IA no país. A votação do PL brasileiro está prevista para a próxima terça-feira, dia 18.
Com informações do O Globo.