Mais de 500 funcionários da OpenAI, empresa desenvolvedora do ChatGPT, assinaram uma carta nesta segunda-feira (20) ameaçando demissão generalizada caso o ex-diretor executivo, Sam Altman, não retorne ao posto de liderança da empresa. “O processo pelo qual vocês demitiram Sam Altman e removeram Greg Brockman [presidente da OpenAI] do conselho prejudicou todo o trabalho e minou nossa missão”, diz a carta.
Na última sexta-feira (17), Altman foi demitido pelo conselho da bigtech, que justificou tal ação afirmando apenas que o executivo “não estava sendo consistentemente sincero em sua comunicação com o conselho, dificultando sua capacidade de exercer suas responsabilidades”. A demissão pegou de surpresa a indústria de inteligência artificial, já que Altman era considerado uma das principais figuras do mercado, articulando, inclusive, iniciativas e parcerias a favor da regulação das tecnologias de IA.
Após a notícia da demissão, a empresa escolheu Emmeth Shear como o novo CEO. Shear é co-fundador do Twitch, plataformas de streaming de vídeos. Altman, por sua vez, foi anunciado como novo contratado pela Microsoft – que, inclusive, investe na OpenAI – para liderar, junto com Brockman, pesquisas em IA.