Início 9 Sobre nós

Sobre nós

O *desinformante é um lugar de informações confiáveis sobre desinformação. Analisamos seu impacto na sociedade e discutimos as formas de combatê-la.

O *desinformante é um lugar de informações confiáveis sobre desinformação. Analisamos seu impacto na sociedade e discutimos as formas de combatê-la.

Aqui queremos descomplicar o assunto e oferecer uma arena com visões plurais de todos interessados em enfrentar a desinformação.

Você poderá entender o que está em jogo e acompanhar debates e análises sobre os principais acontecimentos envolvendo os esforços contra desinformação no Brasil e no mundo.

*desinformante conta com parceiros em áreas afetadas pela desinformação, como direitos humanos, meio ambiente e mudanças climáticas e justiça racial. Vamos acompanhar o cenário, os impactos e discutir saídas estruturais.

 

Bem-vindas/os a esta conversa!

Quem faz o Desinformante

O *desinformante é uma iniciativa da Ponteio Comunicação, Informação e Cultura e do Instituto Cultura e Democracia. O instituto é uma associação sem fins lucrativos dedicada ao debate, à produção de conhecimento e à formação de redes no campo da cultura, política e sociedade.

Entre em contato: [email protected]

João Brant

João Brant

Coordenador geral

Pesquisador e consultor em políticas de comunicação e cultura. Sócio-administrador da Ponteio e diretor do Instituto Cultura e Democracia.

Nina Santos

Nina Santos

Coordenadora acadêmica

Pesquisadora no INCT.DD e Carism/Université Paris II. Interessada pela disseminação de informação nas plataformas digitais e seus impactos políticos.

Ana d'Angelo

Ana d'Angelo

Jornalista, mineira radicada no Rio, mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Pesquisa convívio e comunicação, on e off.

[email protected]

Mathias Felipe

Mathias Felipe

Jornalista, cientista da computação e pesquisador, trabalhou para organizações do Brasil e do exterior. Interessado nas mudanças da prática jornalística, em particular dados e novas tecnologias.

[email protected]

Lena Benz

Lena Benz

Produtora Editorial e jornalista, com doutorado em comunicação e cultura. Trabalha com design on e offline e já lecionou na área. Tem interesse pelo papel preponderante do design na cultura digital.

[email protected]

Paula Campos

Paula Campos

Advogada com experiência na gestão pública e em organizações da sociedade civil, nas áreas da cultura e infância.
Interessada nos impactos políticos relacionados ao uso de mídias sociais.

[email protected]

Liz Nóbrega

Liz Nóbrega

Jornalista e mestre em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN). Estuda desinformação, checagem de fatos e plataformas digitais.

[email protected]

Rodolfo Vianna

Rodolfo Vianna

Jornalista, doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Autor da dissertação “Jornalismo, ironia e ‘informação’”. Pesquisa estratégias discursivas em gêneros jornalísticos.

[email protected]

Parceiros

Instituto Vladimir Herzog

É uma organização da sociedade civil criada em junho de 2009 para celebrar a vida e o legado de Herzog, jornalista assassinado pela ditadura militar que dominou o Brasil entre 1964 e 1985. A instituição tem como missão trabalhar com toda a sociedade pela defesa dos valores da Democracia, dos Direitos Humanos e da Liberdade de Expressão.

https://vladimirherzog.org/

Instituto Procomum

Inventar, ativar e participar de redes cujo foco é promover acordos de convivência e modelos de colaboração para a transformação social, contribuindo de forma criativa e inovadora para a construção de um mundo comum entre diferentes.

https://www.procomum.org/