Início 9 destaques 9 Conheça os jogos online que treinam contra desinformação

Últimas notícias

reprodução dos sites

dez 10, 2021 | destaques, notícias

Conheça os jogos online que treinam contra desinformação

reprodução dos sites
COMPARTILHAR:

Uma maneira de impedir a disseminação de desinformação e notícias falsas é aprender mais sobre a maneira como elas funcionam. Os jogos abaixo possuem boas dicas sobre como as notícias falsas são criadas, espalhadas e por que as pessoas caem nessa.

Aqui temos diversos jogos para ajudar na imunização contra notícias falsas. Estes recursos on-line ajudam no treinamento para investigar notícias suspeitas e obter experiência, em primeira pessoa, sobre como o processo de notícias falsas funciona. É bom alertar que no caso de interesse de adolescentes, os pais devem acompanhar e orientar para o uso adequado. Vamos lá!

Bad News

https://www.getbadnewsportugal.com/

Um grupo de pesquisadores e jornalistas do Laboratório de Decisão Social da Universidade de Cambridge desenvolveu um jogo para ajudar as pessoas (idealmente entre 15-35 anos) a se tornarem mais conscientes das práticas de distribuição de notícias falsas. O jogo Bad News (Más Notícias) coloca os jogadores no papel de produtores de desinformação e notícias falsas, em troca de recompensas aos “mestres da desinformação”. Os jogadores aprendem a distorcer a verdade, plantar falsidades e desviar a atenção entre seus seguidores virtuais no Twitter. Expondo as pessoas a processos de produção de notícias falsas e ajudando-as a ganhar experiência prática, o Bad News é capaz de ajudar as pessoas a desenvolverem familiaridade com as práticas de distribuição de notícias falsas e imunidade à manipulação.

.

O jogo também é uma interface para uma pesquisa. Os resultados de um estudo lançado em 2019 com 15 mil usuários do game na revista Nature mostraram que é possível treinar o público para melhor perceber a propaganda ideológica disfarçada de notícia. Apenas 15 minutos de jogatina desenvolvem “anticorpos mentais” contra notícias mentirosas, e alguns jogadores ficaram 21% menos propensos a acreditarem em fake news do que antes de jogarem o game.

Go Viral!

https://www.goviralgame.com/pt/

Também produzido pelo Laboratório de Decisão Social da Universidade de Cambridge, GO VIRAL! é um jogo de 5 minutos que ajuda na proteção contra informações incorretas sobre a COVID-19. O game mostra algumas das estratégias mais comuns usadas para espalhar informações falsas e enganosas sobre o vírus. Compreender esses truques permite resistir a eles na próxima vez que forem vistos, afirmam os pesquisadores.

Em um estudo publicado na revista acadêmica Big Data & Society, os pesquisadores perceberam, por meio de formulários respondidos, que os jogadores melhoraram a percepção do que é manipulação e, muitas vezes, deixaram de compartilhar fake news. Agora, resta saber por quanto tempo dura essa “imunidade”.

A idade recomendada para jogar GoViral! é a partir dos 15 anos. Embora o jogo tenha recebido uma classificação de idade PEGI de 3 (o que significa que o jogo foi considerado adequado para pessoas com 3 anos ou mais), o jogo inclui alguns temas que podem ser interpretados como sensíveis, especialmente para pessoas com menos de 15 anos. De qualquer maneira, sempre dê uma olhada no jogo antes de indicá-lo a seus filhos e filhas.

Interland

https://beinternetawesome.withgoogle.com/pt-br_br/interland

Interland é um jogo que faz parte do projeto Seja Incrível na Internet, uma plataforma do Google para que as crianças aproveitem a Internet ao máximo, prontas para tomarem decisões online inteligentes. Seja Incrível Na Internet ensina às crianças os conceitos básicos de segurança e cidadania digital para que elas possam explorar com confiança o universo digital.

Além do jogo, o projeto possui uma Proposta de Currículo Escolar e até mesmo um juramento de que você vai ser incrível na Internet. Além de poder jogar no seu navegador favorito, o jogo também está disponível como um complemento para o Chrome

Em inglês

Jogos contra a desinformação disponíveis apenas em Inglês (ou outras línguas) podem também aguçar os mais curiosos.

Um deles é o Fake It To Make It, baseado em eventos da vida real (embora alguns conceitos tenham sido simplificados em nome da jogabilidade), particularmente nos adolescentes macedônios que lucraram com notícias falsas sobre a eleiçao de Donald Trump, em 2016, nos Estados Unidos.

Desenvolvido pela Universidade de Indiana, Fakey é uma ferramenta educacional interativa projetada para melhorar a alfabetização sobre a mídia digital. Ela apresenta notícias que incorporam características de notícias falsas, teorias conspiratórias, ladrões de cliks etc. Jogadores são então solicitados a escolher entre compartilhar, esconder ou verificar essas informações. O objetivo é fornecer experiência na identificação de informações verdadeiras versus informações falsas.

O que está esperando? Comece agora mesmo a jogar para aprender e a compartilhar para ensinar!

*conteúdo produzido pelo pesquisador do Instituto Procomum, Ricardo Ruiz 

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x